Xerox desenvolve impressora sem tinta (ou quase ;)

Xerox desenvolve impressora sem tinta (ou quase ;)

Com a popularização dos computadores e da internet, muita gente achava que a demanda por papel iria cair, já que mais e mais documentos seriam enviados eletronicamente e mais conteúdo seria lido diretamente no micro.

Contrariando todas as previsões, o uso de papel continua maior do que nunca, grande parte dele destinada às impressoras domésticas. O que causa calafrios em muitos ambientalistas.

Por outro lado os mesmos usuários que consomem toneladas de folhas de papel, reclamam do custo abusivo dos cartuchos e toner para impressoras e das técnicas ardilosas usadas pelos fabricantes de impressoras para dificultar o uso de cartuchos recarregados ou alternativos.

Esta semana a Xerox divulgou alguns detalhes preliminares de uma tecnologia que pode ajudar a solucionar estes dois problemas. Veja a foto abaixo:

xerox

Se você achou que este é um mimiógrafo, errou. Esta página desbotada foi impressa numa impressora que imprime diretamente sobre o papel, sem usar nenhum tipo de tinta. Ela pode, ainda por cima, apagar e reimprimir a mesma folha de papel algumas dezenas de vezes.

O truque reside no uso de um papel especial, que utiliza um tipo especial de pigmento, sensível a um tipo de luz ultra violeta. Ao invés de usar tinta, a impressora “imprime” o papel usando luz e pode também apagar a impressão, usando a mesma folha de papel várias vezes.

A Xerox tem mantido um certo sigilo sobre a tecnologia, evitando divulgar qualquer detalhe técnico. De qualquer forma, o sistema ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. A impressão sai desbotada, num tom de roxo ao invés de preto e a impressão desbota em poucas horas. A resolução de impressão também é baixa, apenas 150 DPI, o que se aproxima da qualidade das antigas impressoras matriciais.

Também não existe qualquer informação sobre os custos das impressoras ou papel, mas o conceito é bastante interessante. Quem sabe no futuro as impressoras sem tinta se tornem finalmente realidade, livrando-nos dos famigerados cartuchos superfaturados :).

Leia mais no:

http://www.tfot.info/content/view/115/58/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X