1º Doodle do Google completou 25 anos

1º Doodle do Google completou 25 anos

Na última quarta-feira (30), o primeiro Doodle publicado pelo Google completou 25 anos. Em 30 de agosto de 1998, a minimalista página inicial do buscador estava um pouquinho diferente. Atrás da segunda letra “O” tinha o desenho de um “boneco pegando fogo”.

A mudança no logotipo da empresa fazia alusão ao festival Burning Man, ou seja, “homem em chamas”, em tradução literal. Trata-se de um festival de rock realizado no Deserto Black Rock, nos Estados Unidos. Nos próximos parágrafos eu conto um pouco mais sobre a história do primeiro doodle.

Leia também
O que são e qual a origem dos doodles do Google?
09 curiosidades sobre o Google

A história do primeiro Doodle

Primeiro Doodle do Google
Primeiro Doodle do Google foi um aviso corporativo

Mas o que esse festival tinha de tão importante para receber atenção do Google? Bem, nada… Acontece que os fundadores da gigante das buscas, Sergey Brin e Larry Page, compareceram ao evento.

E, na época, embora o Google ainda não fosse a potência gigantesca que é hoje, os seus fundadores já eram nomes conhecidos na internet da época. Sendo assim, eles decidiram alterar a logo só para avisar que estariam fora do escritório caso houvesse algum problema com os servidores.

O que eles não esperavam é que os usuários fossem curtir a ideia. A mudança pontual de logo foi tão bem recebida que, dois anos depois, a prática virou rotina. Inclusive, doodles mais famosos ou significativos acabam virando notícias em sites de tecnologia, como este que você está lendo.

De lá pra cá, mais de 5 mil doodles ganharam destaque em uma das páginas mais acessadas do mundo. O Google mantém um arquivo com todos os doodles publicados até hoje, em ordem cronológica. Como alguns foram específicos para alguns países, você também consegue filtrar por país.

Doodle do Google

Google conta com equipe extensa apenas para planejar os próximos doodles

Ao longo desses 25 anos, a empresa já publicou vários doodles icônicos. De abduções alienígenas “sugando” as letras do nome Google a celebrações de feriados de vários países, a primeira responsável por pensar nos doodles foi Susan Wojcicki.

Posteriormente ela se tornou a diretora-executiva do YouTube, mas na época Wojcicki trabalhava no setor de marketing do Google. Ian David Marsden, um artista, foi o criador das ilustrações iniciais dessa etapa.

Captura de tela 2022 10 11 165858 768x390 1

O projeto tomou forma em 2000, quando Sergey Brin registrou a patente do conceito de doodles e designou Dennis Hwang como o “Chief Doodler“, ou seja, o encarregado de supervisionar as mudanças visuais. A primeira exibição “oficial” ocorreu em 14 de julho do mesmo ano, coincidindo com o Dia da Bastilha e o início da Revolução Francesa.

Atualmente, o Google conta com uma equipe exclusiva focada na gestão dos doodles. Esta equipe é composta por uma variedade de profissionais, incluindo artistas, designers e engenheiros. As escolhas para as homenagens são feitas de forma colaborativa dentro da empresa e também podem ser propostas pelo público. Isso resulta em uma diversidade de temas e até mesmo em algumas celebrações inesperadas, como a do Dia do Sundae ou do momento específico de 09/09/09 às 9h09.

Doodles icônicos

Os doodles do Google evoluíram ao longo dos anos. Inicialmente, eram apenas imagens estáticas, que não tinham nem mesmo links relacionados aos eventos ou pessoas homenageadas. A coisa começou a mudar em 4 de janeiro de 2010, quando a empresa comemorou o 367 aniversário de Isaac Newton. O doodle dessa ocasião foi o primeiro a ser animado, marcando o início de uma era de doodles mais complexos e interativos.

No entanto, o doodle mais icônico talvez seja o que foi publicado no dia 21 de maio de 2010. O doodle do jogo Pac-Man tornou-se um dos mais memoráveis e impactou a produtividade global. Como assim? Nesse dia, ao acessar a página inicial do buscador, você se deparava com um joguinho do Pac-Man. Imagine quantas horas de trabalho foram desperdiçadas.

A empresa continuou a inovar com jogos, como a celebração interativa dos Jogos Olímpicos de 2021, que oferecia uma experiência de jogo completa e envolvente.

GrotesqueAjarBlacklab size restricted

O Google também expandiu suas fronteiras artísticas ao incluir animações e curtas-metragens em seus doodles. Bons exemplos são os feitos para comemorar os 70 anos de John Lennon e o aniversário de 122 de Charlie Chaplin. Além disso, a empresa também utilizou os doodles para se posicionar contra ações políticas e sociais, como foi o caso das leis SOPA e PIPA e até permitindo, brevemente, um doodle não autorizado contra a guerra no Iraque.

Doodles brasileiros famosos

Embora muitos doodles tenham um alcance global, os escritórios locais do Google também trabalham em doodles que são veiculados apenas em alguns países. E com o Brasil não poderia ser diferente.

Doodles que destacam eventos e figuras tipicamente brasileiras às vezes ganham visibilidade internacional, enquanto em outras ocasiões permanecem exclusivas apenas ao Brasil. Essas alterações também servem para enaltecer as culturas dos países onde o Google está presente.

No contexto brasileiro, temas como a Independência do Brasil, eleições presidenciais e festividades como o Dia dos Pais e o Carnaval já foram frequentemente abordados. Eventos esportivos de grande porte, como a Copa do Mundo e a Copa América, também são destaque, especialmente em momentos cruciais como as quartas de final entre Brasil e Paraguai em 2015.

doniran Barbosa foi uma das figuras brasileiras a receberem doodles contando sua história, veiculados também internacionalmente (Imagem: Divulgação/Google)
doniran Barbosa foi uma das figuras brasileiras a receberem doodles contando sua história, veiculados também internacionalmente (Imagem: Divulgação/Google)

Personalidades brasileiras renomadas também receberam homenagens em doodles, incluindo o músico Adoniran Barbosa e o pedagogo Paulo Freire, cujos doodles foram exibidos internacionalmente. Em um âmbito mais local, o Google também já prestou tributo a figuras como a cantora Jovelina Pérola Negra, o futebolista Arthur Friedenreich e a engenheira Enedina Alves Marques.

E para você? Qual doodle foi mais marcante?

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X