O que são e qual a origem dos doodles do Google?

O que são e qual a origem dos doodles do Google?

1998 foi um ano inesquecível para o Google. O projeto, criado por dois ex-estudantes de Stanford, recebeu seu primeiro investimento. 

Andy Bechtolsheim, cofundador da Sun Microsystems e vice-presidente da Cisco Systems, colocou US$ 100 mil na empreitada, que quase não foi pra frente, já que seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin, tentaram vender o revolucionário algoritmo de busca de dados para duas gigantes poderosas da época: Altavista e Yahoo. Ambas deram pra trás.

A negativa fez com que os amigos universitários resolvessem seguir com o projeto. No mesmo ano que os US $100 mil fizeram os olhos de Page e Brin brilharem, surgiu um dos elementos que se tornou uma tradição na home do Google e que evoluiu bastante ao longo dos anos, os doodles.

O que são os doodles do Google?

Os doodles do Google são alterações gráficas que podem ser estáticas, animadas, ou com interatividade, ao tradicional logo do buscador e que ficam visíveis durante 24 horas. Os doodles tem a missão de celebrar qualquer coisa que seja tecnológica, divertida, nerd e artística.

São aplicadas em determinados momentos, como no caso de comemoração a alguma data histórica, ou até mesmo para homenagear uma personalidade relevante, como artistas e pioneiros em sua área.

Albert Einstein, Andy Warhol, Nikola Tesla, Antonio Vivaldi, John Lennon, Nelson Mandela e Adoniram Barbosa são algumas personalidades que já foram homenageadas pelos doodles do Google.

Os doodles também podem ser regionais, alterações que façam sentido para a versão do Google em determinado país. 

Por exemplo, em 2022, a independência do Brasil completou 200 anos, a versão brasileira do buscador recebeu uma homenagem com o doodle abaixo:

doodles do google

Segundo a página oficial dos doodles do Google, mais de 5.000 doodles foram criados para a home do buscador ao redor do mundo.

Em 2010 chegaram os primeiros doodles animados, como o que homenageou o 367º aniversário de Sir Isaac Newton. Este doodle foi lançado no dia 4 de janeiro daquele ano.

doodles do google

Neste mesmo ano surgiu o primeiro doodle interativo. Em homenagem aos 30 anos de lançamento do jogo Pac Man. Era possível jogar o clássico do arcade, via doodle.

O doodle também funciona como uma ferramenta que pode auxiliar o conhecimento.

Ao clicar, o usuário é direcionado a página de busca no Google relacionada ao tema que o doodle se propõe. Por exemplo, ao clicar sobre um doodle que homenageia uma personalidade, você verá informações sobre aquela determinada pessoa.

A concepção dos doodles envolve muitos funcionários do Google. O primeiro passo é a definição dos temas que irão se transformar no elemento gráfico que veremos na home do buscador.

As ideias para os doodles são coletadas de várias fontes, incluindo funcionários (Googlers) e o público em geral. O processo de seleção do doodle visa comemorar eventos e aniversários interessantes que refletem a personalidade do Google e o amor pela inovação. Tentamos escolher doodles que demonstrem criatividade e inovação”, explica o Google.

As deias para temas que podem virar um doodle podem ser enviadas para doodleproposals@google.com. O Google programa entre 380 e 390 doodles anualmente.

A partir da definição, entra em ação o trabalho de ilustradores, engenheiros de programação e até mesmo animadores e sound designer, dependendo do projeto.

doodle do google

O time responsável pelas artes que viram doodles é comandado pelo designer Matthew Cruickshank. Recentemente ele fez a arte que virou um doodle em homenagem aos 112º aniversário do alemão Oskar Sala, pioneiro da música eletrônica, notável pelo Trautonium, uma forma rudimentar de sintetizador eletrônico.

Uma das ilustradoras que também compõe o time dos responsáveis pelos doodles é Alyssa Winans.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alyssa Winans (@alawinans)

O Google trabalha ocasionalmente com artistas convidados, como o africano Samuel Githu, e, desde 2005, promove o programa Doodle 4, que convida alunos de diversos países a desenvolverem seu próprio doodle. Os vencedores ganham bolsas de estudo e ainda veem seus doodles na home do Google.

Qual a origem dos doodles do Google?

A imagem acima é o primeiro Doodle lançado pelo Google. O elemento gráfico combina a estética do logo do buscador na época com um simples boneco pintado em azul atrás do segundo o do logotipo.

Esse boneco foi posicionado ali para representar um famoso evento realizado nos EUA desde 1986, o Burning Man, que acontecia inicialmente numa praia de São Francisco, e, posteriormente, transferido para o deserto de nevada.

A principal característica do evento é a queima de um grande boneco de madeira. Essa tradição se mantém até hoje.

Você também deve ler!

09 curiosidades sobre o Google

Inicialmente o evento chamou a atenção dos amantes de tecnologia e da contracultura, e já recebeu a presença de nomes como Elon Musk, e dos fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, que resolveram homenagear o festival com uma alteração visual no logo do buscador. Era praticamente uma forma de comunicar aos visitantes do site: “estamos no burning man”. Este doodle entrou no ar dia 30 de agosto de 1998.

Dois anos após o primeiro doodle, o Google escolheu um estagiário na época, Dennis Hwang, para desenvolver um doodle sobre o Dia da Bastilha, comemorado dia 14 de julho na França. O doodle em questão destaca o lema da Revolução Francesa: Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade). 

Ao longo dos anos, os doodles foram ficando mais criativos e elaborados, como no caso da versão que homenageou o 122º aniversário de Charlie Chaplin. O logo do Google foi trocado por um breve vídeo que emula a estética e estilo narrativo do mago da sétima arte.

Ou até mesmo no doodle batizado de Champion Island Games, que comemorou a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021).

Simplesmente um minigame com estética 16-bits em que o personagem principal, a gata Lucy, passa por sete modalidades olímpicas (tênis de mesa, tiro com arco, rugby, nado artístico, maratona, skate e escalada) para coletar insígnias.

O Google mantém uma página com todos os doodles já publicados. Clique aqui para acessar.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X