WhatsApp: backups criptografados na nuvem poderão ser recuperados com senha

Segundo informações do site WABetaInfo, que já é conhecido por revelar antecipadamente novas funções do WhatsApp, os desenvolvedores do mensageiro estão trabalhando em uma nova função de segurança. A ideia é que seja possível, através de uma senha, recuperar o acesso aos backups criptografados na nuvem.

Os indícios desta nova funcionalidade apareceram na versão 2.21.11.5 do WhatsApp Beta para Android. A equipe de desenvolvimento trabalha para criar um processo de restauração de senha de acesso ao backup. Caso contrário, você não conseguirá restaurar os backups de suas conversas no aplicativo.

Leia também
WhatsApp permitirá revisar o áudio antes de enviar
Pagamento via WhatsApp é autorizado no Brasil

Como sempre, o site WABetaInfo compartilhou screenshots da nova funcionalidade, conforme você pode ver abaixo. Na imagem da esquerda podemos ver que o WhatsApp pede uma senha de 6 dígitos e que deve possuir ao menos uma letra. Essa senha é necessária para desbloquear a cópia de segurança. Há também o tradicional link “Esqueci minha senha”, para recuperação da mesma.

Já na imagem da direita, podemos ver a tela onde o aplicativo pede a chave de encriptação (Encryption Key). Essa chave de encriptação é mais extensa, contendo 64 caracteres. Haverá também uma caixa onde os caracteres irão aparecer.

WhatsApp backup senha

No futuro próximo o WhatsApp receberá a função de cópias de segurança com senha. Essa funcionalidade já está em desenvolvimento há algum tempo. A primeira aparição dela se deu há mais de 1 ano, em março de 2020. Na ocasião a funcionalidade apareceu na versão de testes para Android. Em maio de 2020 foi a vez da versão de testes para iPhone ganhar o recurso.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

E de lá para cá mais testes foram feitos e a funcionalidade foi amadurecendo. Por exemplo, em março de 2021 tivemos novas imagens, também reveladas pelo WABetaInfo. E no começo deste mês de maio descobrimos que poderemos ver o histórico de conversas criptografadas por meio de senha ou chave de recuperação de arquivo.

Este é um passo importante para aumentar a privacidade e a confiabilidade do WhatsApp. Essas são armas comumente usadas por concorrentes como Telegram e Signal.

Fonte: WABetaInfo

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!