Versão mais leve do app do Instagram chega ao Brasil

A partir dessa quarta-feira (14) é possível baixar no Brasil o Instagram Lite, versão do aplicativo mais leve e que consome menos dados. Exclusiva para o sistema operacional Android, a versão Lite do Instagram surgiu em 2018, mas de uma maneira muito rudimentar ainda. Apenas em 2020 foi lançada uma versão melhorada e em março de 2021 ela foi liberada para 170 países. E agora chega para os usuários brasileiros.

O Instagram Lite pesa apenas 2 MB na sua instalação. Já a versão tradicional pesa 30 MB. Mas não é só o tamanho do instalador que muda. A versão Lite também promete consumir menos dados.

Leia também
Como inserir música nos seus posts do Instagram
Como baixar fotos e vídeos do Instagram no celular?

Os desenvolvedores melhoraram o desempenho do aplicativo, a velocidade de carregamento e a capacidade de resposta. Tudo isso para beneficiar quem ainda não conta com uma conexão estável à internet. E se você tem um plano onde o Instagram consome da franquia, pode usar a versão Lite para fazer a sua franquia durar mais tempo.

Instagram Lite

E se você pensa que o Instagram Lite removeu muitos recursos em relação à versão padrão, se enganou. Você pode tirar fotos e gravar vídeos para serem postados no feed, nos Stories e também no IGTV. A ferramenta de Mensagens Diretas (Direct Messages) também está funcionando normalmente na versão Lite. Porém, é inevitável a remoção de algumas funções.

Para deixar o aplicativo mais leve, os desenvolvedores removeram as transmissões ao vivo (Lives), o Instagram Shopping e a visualização dos vídeos do IGTV. Ao invés dos vídeos completos o usuário tem acesso apenas a uma pré-visualização. Também não é possível criar Reels apenas assisti-los.

Instagram Lite

O Instagram Lite só foi possível graças a muito trabalho e pesquisa. Por exemplo, os desenvolvedores criaram um bot que fazia alterações no código e analisava a redução no tamanho do aplicativo. Assim foi possível entender como deixar o instalador menor. Além disso, eles usaram uma arquitetura chamada de thin client. Com essa arquitetura o grosso do processamento é feito no servidor e não no celular do usuário.

Além disso, foi feita muita pesquisa sobre a qualidade da internet dos usuários e os tipos de celulares usados. Por exemplo, o Instagram constatou que mais da metade dos usuários usam smartphones que seriam considerados top de linha em 2012. Com base nessas informações os desenvolvedores foram adaptando o aplicativo para ficar menor e mais leve.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!