Depois de um curto período de testes, o TikTok começou a liberar para usuários brasileiros um novo formato de vídeos, similar aos Stories do Instagram. Esse formato de conteúdo surgiu nas redes sociais através do Snapchat, que fez um sucesso estrondoso na época. Depois a Meta (ex-Facebook) criou os Stories no Instagram e implementou o formato nos outros apps, como o próprio Facebook e o WhatsApp. Agora é a vez do TikTok implementar a função, mas com um atraso bem considerável.
A ideia por trás deste formato de conteúdo é, além de oferecer mais uma forma para os influenciadores criarem conteúdo, aproximar os seguidores. Assim, com vídeos ainda mais curtos e com pouca edição, os criadores de conteúdo do TikTok poderão mostrar sua rotina e se aproximar ainda mais da audiência.
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O TikTok até fornece um tutorial para quem vai usar a função pela primeira vez. Mas é tudo tão simples e tão parecido com o Instagram que eu acho que esse tutorial não é nem necessário. Se você já fez alguma vez stories para o Instagram, com certeza vai achar o processo no TikTok bem similar.
E a rede social também oferece uma grande variedade de funções, tais como milhares de filtros, efeitos de voz, inserção de músicas, textos na tela, locução, stickers e efeitos diversos. A ferramenta também permite que o usuário faça cortes e ajustes técnicos simples, dispensando a necessidade de usar um outro aplicativo para isso.
A tela de publicação é exatamente igual ao de publicação dos vídeos curtos. Você precisará inserir uma descrição para vídeos, hashtags, marcações e também definir quem poderá ver o seu “story do TikTok”. É possível escolher entre 3 opções: todos, amigos ou somente o autor. Existem ainda outras funções, tais como duetos, costurar e liberar ou não os comentários.
Enquanto o Instagram tenta impedir seus usuários de migrar para o TikTok, esta rede social não vê problema nisso. Tanto é que ao gravar um story o aplicativo permite que você o exporte diretamente para o WhatsApp ou Instagram. Neste caso, você pode repostar o vídeo tanto nos stories quanto no Reels. O bom é que isso economiza um bom tempo para quem quer alimentar as duas redes sociais.
Depois que você posta um story, a sua foto de perfil ficará com um contorno azul. Isso indica que há novos stories para você assistir. O conteúdo dos stories não ficará salvo na guia “Para você” e também não ficará salvo na guia “Seguindo”. E eu nem preciso dizer que o conteúdo postado some depois de 24 horas, né?
Ainda não dá para cravar se os stories do TikTok vão fazer sucesso. Ainda mais com eles ficando tão escondidos na plataforma. Mas talvez a ferramenta pense em algum jeito de promover os stories.