O CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou nesta quinta-feira (29) que a versão para iOS (iPhone) do aplicativo será atualizada para oferecer suporte a videochamadas em grupo a partir de maio.
A empresa planejou originalmente adicionar o recurso de videochamadas ao seu serviço de mensagens em algum momento de 2020, mas a função nunca chegou de fato aos usuários. O Telegram conseguiu pelo menos entrar em 2021 com a implementação de videochamadas individuais. As chamadas de vídeo no Telegram são criptografadas de ponta a ponta e foram adicionadas em agosto de 2020.
Leia também
Facebook e Telegram devem adicionar chats de voz ao estilo Clubhouse
Conheça o Signal, alternativa mais segura ao WhatsApp
O anúncio de Durov sobre a nova data de lançamento foi compartilhado – naturalmente – em seu canal pessoal no Telegram. Ele escreve que as videochamadas em grupo terão:
“Compartilhamento de tela, criptografia, cancelamento de ruído, suporte para desktop e tablet – tudo o que você pode esperar de uma ferramenta de videoconferência moderna, mas com interface de usuário, velocidade e criptografia do nível do Telegram.”
O CEO do Telegram também incluiu demonstrações de como as videochamadas em grupo funcionarão. Quando o celular estiver na vertical, o Telegram dará destaque a imagem de quem estiver falando e embaixo exibirá uma lista com os nomes de alguns participantes. Já quando o celular estiver na horizontal, o usuário que estiver falando terá destaque na tela e do lado direito veremos a imagem de outros participantes. Algo bem semelhante a como é hoje no Zoom.
O Telegram já oferece criptografia de ponta a ponta em sua videochamada individual, mas a empresa não confirmou explicitamente o recurso nas videochamadas em grupo. No entanto, é bem provável que já no lançamento, em maio, o recurso conte com a proteção de criptografia de ponta a ponta.
O Telegram cresceu significativamente com a pandemia, aproveitando a mudança para trabalhar em casa e o desejo geral de permanecer conectado com segurança. A empresa anunciou que atingiu 400 milhões de usuários ativos mensais em abril de 2020, contra 200 milhões em 2018.
Parte disso tem a ver com seu principal concorrente, o WhatsApp,que ao comunicar de forma atabalhoada sua nova política de privacidade aos clientes, inspirou alguns usuários a deixarem o aplicativo do Facebook para Telegram e até mesmo o Signal, que é tido como o aplicativo de mensagens mais seguro e privado do mercado.
Apesar de parecer não trazer atualizações inovadoras tão rapidamente, o WhatsApp superou o Telegram ao oferecer videochamadas em grupo criptografadas de ponta a ponta primeiro. A empresa adicionou vídeo em grupo e chamadas de voz em 2018.
Fonte: Yahoo! Finance