Não é segredo para ninguém como a câmera dos smartphones evoluiu ao longo do tempo. De imagens borradas e com baixa definição passamos a ter fotos extremamente nítidas e com um ótimo nível de detalhes. Atualmente, existem smartphones com câmeras traseiras que ultrapassam os 100 MP de resolução. Mas nas câmeras frontais, também chamadas de câmeras de selfie, a coisa ainda não chegou nesse nível.
A câmera frontal com maior resolução que já foi lançada em um smartphone possui 44 megapixels. Mas, em um futuro bem próximo, as câmeras frontais podem ser atualizadas e ultrapassarem a marca de 100 megapixels.
De acordo com um vazamento feito pelo Digital Chat Station, um smartphone com uma câmera de selfie de 108 megapixels está chegando. Infelizmente, ele não revelou (ou não sabia) qual a fabricante ou o modelo do smartphone. Mas muito provavelmente seja uma fabricante chinesa.
Confesso que a ideia de um celular com uma câmera frontal de 108 megapixels é bem interessante, mas estou mais curioso para saber como a fabricante vai implementar isso sem acabar com a tela ou deixar o aparelho muito grande. Atualmente, os sensores de 108 megapixels são bem grandes, necessitando de muito espaço. No entanto, colocar um sensor grande na parte traseira não é problema nenhum.
Mas, abrigar um sensor grande como esse na área frontal do smartphone pode ser um problema dos grandes. Afinal de contas ele pode ter um entalhe ou furo que atrapalha a tela. No entanto, pensando aqui, acho que existem algumas maneiras de contornar esse empecilho.
A primeira forma é usando uma câmera pop-up. Esse mecanismo faz com que a câmera frontal fique dentro do celular, deixando a parte frontal toda livre para a tela. Assim, quando o usuário precisa tirar uma selfie, a câmera surge de dentro do aparelho. Outra saída é usar as câmeras flip, como a ASUS fez no Zenfone 6 e Zenfone 7. Esse tipo de câmera funciona como câmera traseira e frontal ao mesmo tempo.
Mas, lembrando, isso é apenas uma conjectura de minha parte. Pode ser que essa fabricante tenha desenvolvido um método para deixar o sensor menor mas com a mesma qualidade. Quem sabe uma câmera sob a tela, como já tem sido desenvolvido por algumas empresas. Mas, independente do método que ela use, tenho certeza que outras fabricantes seguirão essa tendência em breve.
Além das câmeras de selfie com 100 megapixels há outros avanços que deixarão os aficionados por tecnologia animados. Por exemplo, vários rumores dão conta de que as câmeras traseiras estão chegando aos 200 megapixels. E o ZTE Axon 30 Pro pode ser o primeiro smartphone do mundo com uma câmera de 200 megapixels de resolução.
Fonte: Gizmochina