O mercado de smartphones com telas dobráveis vem aos poucos evoluindo e, com isso novos modelos de aparelhos com esse recurso podem ir surgindo no mercado. A Samsung atualmente já oferece dois modelos, o Galaxy Z Flip e o Galaxy Z Fold, um com abertura horizontal e outra com abertura vertical.
Porém, ao que tudo indica, a empresa sul coreana já está se preparando para expandir seus horizontes. Ela já registrou uma patente de um aparelho que conta com uma tela dobrável um tanto diferente das atuais, com formado de L onde a parte superior pode ser dobrada para trás.
Leia também:
Patente da Motorola revela celular que dobra para fora
Este é o LG Wing, smartphone com tela rotativa dupla que a LG estaria preparando
Patente da Samsung revela smartphone com tela que dobra parcialmente
O documento conta com 66 páginas e traz mais informações sobre a nova tecnologia. Ele foi aprovado no início do ano e mostra um smartphone com uma tela onde apenas parte dela pode ser dobrada para trás. Quando isso acontece, o aparelho oferece tanto a tela frontal inteira quanto uma tela extra na parte traseira de tamanho menor.
Essa tela seria dobrável, então para isso ela passaria pela lateral do aparelho. Já quando aberta, ela revelaria uma tela extra lateral para a tela já comum do celular. Essa tela extra pode ter diversas funções e uma das citadas pela empresa no documento seria de Picture-in-picture.
Dessa forma, o usuário poderia colocar um vídeo para rodar apenas na tela extra enquanto utiliza toda a extensão da tela frontal para outras atividades. Além disso, ela também poderia ser utilizada para melhorar as opções de câmera para fotos ultrawide ou até mesmo para facilitar a visualização de selfies usando as câmeras traseiras que são mais potentes.
Claro que, para isso, a empresa teria que contar com uma estrutura resistente. Com isso as dobradiças teriam que ser reforçadas para aguentar as dobras por muito tempo e até mesmo ter proteção contra choques já que a tela fica exposta.
Ainda não dá para saber se a empresa utilizaria o mesmo material para as duas telas, já que apenas a tela extra precisa ser dobrável e a tela comum frontal pode ser feita com o vidro tradicional (o que seria uma boa já que ele é mais resistente).
Pelas imagens da patente dá para ver que o smartphone ainda viria com uma câmera para selfie na parte frontal, e quando a tela extra é dobrada para trás, ela não “tampa” as câmeras traseiras, que são posicionadas na vertical. A imagem revela um conjunto triplo. O pessoal do LetsGoDigital fez uma renderização de como ele seria.
A ideia lembra bastante o LG Wing, lançado em 2020, embora tenham mecanismos bastante diferentes. Infelizmente o smartphone da LG não foi muito aprovado e não teve boas vendas. Além do mais, a empresa encerrou a divisão de smartphones em 2021, um ano depois do lançamento, praticamente.
Mas é importante ressaltar que a aprovação de uma patente não significa que o aparelho será, de fato, comercializado. Muitas vezes as empresas registram essas patentes para garantir logo a tecnologia e evitar que concorrentes usem sem pagar os créditos. A partir daí ainda é preciso realizar diversos testes de viabilidade para saber se isso resultaria em um produto realmente comercial ou não.
Fonte: letsgodigital