Rumores recentes dão conta de que a Samsung, em parceria com a AMD, está trabalhando em um processador ARM com GPU Radeon. Trata-se do chip Exynos 2200. Esse chip iria equipar notebooks com Windows e também alguns smartphones da linha Galaxy.
No entanto, devemos ressaltar que não é de hoje que a Samsung trabalha com notebooks com chips ARM. Por exemplo, em 2019 ela lançou o Galaxy Book S. Ele é equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 8cx. Simplesmente por usar um processador ARM, a Samsung conseguiu diminuir bastante as dimensões do notebook e também aumentar consideravelmente a duração da bateria. No caso desse modelo ela aguentava 23 horas de uso contínuo.
Porém, parece que alguma coisa não agradou. Pois a gigante sul-coreana não deu continuidade ao projeto. Em 2020, ela lançou um novo modelo do Galaxy Book S, mas dessa vez usando um processador Intel Core i5 (Lakefield). Já em 2021 a Samsung lançou o Galaxy Book Pro e Pro 360, ambos equipados com processadores Intel.
Exynos 2200
Mas talvez a Samsung não tenha desistido dos chips ARM. Segundo os últimos rumores, o Exynos 2200 terá uma estrutura bem similar ao Exynos 2100, que hoje equipa a linha Galaxy S21. Vale ressaltar que esses são os modelos top de linha da empresa para o ano corrente.
O foco do Exynos 2200 deverá ser os notebooks da marca. Assim a empresa conseguirá repetir o feito de lançar notebooks ultracompactos e com alta duração de bateria. Importante salientar que no acordo firmado entre Samsung e AMD, não deveria haver sobreposição de produtos. Neste caso, pode ser que tenha ocorrido outro acordo entre as partes mudando esta cláusula.
Além disso, nada impede que o chipset Exynos 2200 também possa ser usado em smartphones. O futuro Galaxy Z Fold 3 pode ser um desses smartphones.
Siga o Hardware.com.br no Instagram
É bem provável também que o futuro processador Exynos 2200 use GPU da AMD Radeon e seja fabricado em um processo de litografia de 5 nanômetros. Nesse caso, o desempenho desse chipset pode se equipar ao Snapdragon 888 (atual top de linha da Qualcomm) e ao Apple M1.
E quando a Samsung pode lançar um notebook com o chip Exynos 2200? A expectativa é que ele seja lançado já no segundo semestre de 2021.
Fontes: Android Central e GSMArena