O Moto G20 é o mais novo smartphone anunciado pela Motorola. Dentre os destaques do novo dispositivo, temos uma tela com taxa de atualização de 90 Hz, conjunto fotográfico formado por 4 câmeras, bateria de longa duração e uma ficha técnica que o coloca na categoria de smartphones intermediários. Vamos conhecer um pouco mais a fundo o Moto G20.
Quase cópia do Moto G10
O Moto G20 possui especificações técnicas bem parecidas com o Moto G10, que foi lançado no final de fevereiro. Ele possui uma tela LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+. O display ocupa 87% da área frontal do aparelho, o que mostra que as bordas são discretas. No topo temos um notch em forma de gota para acomodar a câmera frontal de 13 megapixels. Por fim, a taxa de atualização é de 90 Hz.
Outra semelhança com o Moto G10 está no material da parte traseira. O Moto G10 usa um plástico texturizado. O mesmo material é usado no Moto G20, mas sem as texturas. O plástico é usado até mesmo nas laterais. Ou seja, o Moto G20 possui um visual mais sóbrio e clean.
Levando em consideração a qualidade de construção, os materiais usados e a ficha técnica, podemos considerar o Moto G20 como um aparelho intermediário de entrada. Ou seja, um pouco mais potente que um dispositivo de entrada mas que não chega nem perto de um intermediário premium. Se fosse na nomenclatura antiga da Motorola, ele certamente seria um Moto E e não um Moto G.
Conjunto fotográfico
Além da câmera frontal de 13 megapixels, que mencionamos no tópico anterior, o Moto G20 chega com 4 câmeras na traseira. O sensor principal tem 48 megapixels de resolução, mas gera imagens com 12 megapixels. Por quê? O motivo para isso é que a câmera junta 4 pixels em um só para otimizar a captura de luz e detalhes. Dessa forma, o sensor de 48 megapixels é capaz de fazer fotos de 12 megapixels com uma qualidade elevada.
O sensor secundário usa lente ultrawide para pegar um ângulo de visão maior. A resolução é de apenas 8 megapixels. Por fim, os dois últimos sensores possuem apenas 2 megapixels. Um deles usa lente macro para fazer fotos bem aproximadas. E o último sensor é apenas para medir a profundidade e possibilitar fazer fotos com o fundo desfocado. Todas as câmeras são capazes de filmar em Full HD a 30 FPS.
Demais especificações técnicas
O Moto G20 é equipado com um processador Unisoc T700 octa-core, 4 GB de RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento interno. A bateria tem capacidade de 5.000 mAh e segundo a Motorola dura mais de um dia longe da tomada.
O aparelho ainda possui certificação IP52, que é suficiente para proteger o smartphone de respingos de água. Mas não se atreva a mergulhar o celular. Ele já vem com o Android 11 instalado de fábrica. As versões usadas pela Motorola são praticamente um Android puro, com poucas modificações na interface.
Por fim, uma notícia boa é que o aparelho vem com fone de ouvido, carregador e cabo USB-C na caixa. Vale a pena lembrar que estes acessórios estão sumindo nos modelos mais caros.
Preço e disponibilidade
O Moto G20 já está sendo vendido na Europa pelo preço de 170 euros (equivalente a R$ 1.115 na cotação de hoje). Infelizmente, ainda não sabemos quando e se o dispositivo será lançado no Brasil.
Mas é bem provável que nas próximas semanas ele comece a ser vendido oficialmente em terras tupiniquins. A Motorola é uma marca forte no Brasil e até agora todos os aparelhos lançados chegaram por aqui.
Especificações técnicas completas
Confira abaixo todas as especificações técnicas do Moto G20:
- Tela: LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+ (1.600 x 720 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz;
- Processador: Unisoc T700 octa-core de até 1,8 GHz;
- Memória RAM: 4 GB;
- Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB (com expansão por microSD de até 1 TB);
- Câmera frontal: 13 megapixels (f/2.2), grava vídeos em Full HD com 30 fps
- Câmeras traseiras: Principal: 48 megapixels (f/1,7); Ultrawide: 8 megapixels (f/2,2) com campo de visão de 118 graus; Profundidade: 2 megapixels (f/2,4) com campo de visão de 83 graus; Macro: 2 megapixels (f/2,4); Gravação de vídeo em Full HD a 30 fps;
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento tradicional de 10 watts;
- Conectividade: 4G, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, NFC, GPS (A-GPS, LTEPP, SUPL, GLONASS, Galileo), USB-C 2.0 e entrada de 3,5 mm para fones de ouvido;
- Sistema operacional: Android 11.