Uma das funções do recém-lançado iPhone 14, da Apple, é a detecção de colisão. Usando uma série de sensores, tais como GPS, acelerômetro, barômetro, giroscópio e até os microfones do celular, o iPhone 14 consegue detectar quando o usuário sofreu uma colisão de carro.
Quando isso acontece, o celular aciona uma contagem regressiva de 10 segundos. Se ela não for interrompida, o próprio celular liga para os serviços de emergência. Porém, situações inusitadas estão acontecendo envolvendo essa função. Alguns usuários relataram que o iPhone 14 acionou os serviços de emergência enquanto eles estavam se divertindo na montanha-russa.
Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre o iPhone 14
5 novidades sobre o iPhone 14
Toda linha de iPhone 14 é afetada pelo “problema”
De acordo com o Wall Street Journal, ocorreram pelo menos seis casos desse tipo. Os envolvidos são donos de iPhone 14 e iPhone 14 Pro, mostrando que o “problema” afeta todos os modelos da linha.
A situação constrangedora ocorreu em pelo menos dois parques de diversões nos Estados Unidos. Foram o Kings Island e o Dollywood. Ambos colocaram avisos na entrada de alguns brinquedos, justamente para tentar evitar esse tipo de situação.
Mas por que o iPhone 14 se engana e acha que o usuário sofreu um acidente de carro? Pois bem, como eu disse, o celular usa diversos sensores para monitorar a velocidade do indivíduo (levando em consideração que ele esteja com o celular no bolso). Quando ele detecta uma parada brusca, o dispositivo entende que ocorreu uma colisão.
E é justamente isso que ocorre em uma montanha russa. O brinquedo atinge velocidades muito altas, especialmente em descidas, mas diminui a velocidade muito rapidamente. Isso confunde o celular e o faz entender que ocorreu uma batida, fazendo-o acionar a contagem regressiva. Como o usuário está se divertindo no brinquedo, ele nem percebe a contagem e o celular liga para o 911.
Parques estão tentando evitar esse tipo de situação
Isso é um problema pois pode acionar os serviços de emergência sem real necessidade. Se uma coincidência trágica de eventos ocorrer, alguém que realmente sofreu um acidente pode demorar a ser socorrido por conta desses “alarmes falsos”.
A função de detecção de colisão está presente em todos os modelos do iPhone 14, na segunda geração do Apple Watch SE, no Apple Watch Series 8 e também no Apple Watch Ultra. O que aumenta ainda mais as chances desse mal entendido ocorrer.
É por isso que muitos parques de diversões nos Estados Unidos estão colocando avisos em alguns brinquedos. Alguns até proíbem o ingresso dos visitantes em alguns brinquedos caso estejam portando seus smartphones. Mas nem sempre essa regra é respeitada. Por isso, o melhor mesmo é colocar todos os dispositivos no Modo Avião. Pelo menos os que têm a função de detectar colisões.
O parque Dollywood, no Tennessee, colocou o seguinte aviso:
“Celulares e outros dispositivos não devem ser trazidos a bordo de nenhuma atração. Devido ao movimento dinâmico que você experimentará neste passeio, apple watches e dispositivos similares podem ativar sua função de chamada de emergência. Para evitar que seu dispositivo faça chamadas não intencionais para o 911, desligue-o ou habilite o modo avião.”
Fontes: Business Insider e Wall Street Journal