Google lança sistema contra roubo de celulares Android no Brasil

Nesta terça-feira (11) ocorreu em São Paulo o evento Google for Brasil, onde a Gigante das Buscas anunciou novas funções de segurança para celulares Android no Brasil. Inclusive, o nosso querido e amado país será o primeiro a testar essas novidades antirroubo, que incluem um sistema que percebe quando o celular é roubado. 

Leia também
Linha do Tempo do Google Maps agora será armazenada apenas nos dispositivos. Veja o que muda
Google confirma megavazamento de dados confidenciais

Detalhes sobre o sistema antirroubo de smartphones Android

Como explicado no parágrafo acima, o novo sistema antirroubo para celulares Android entrará na fase de testes aqui no Brasil. Se você quiser testar essa nova funcionalidade — segurança nunca é demais — é preciso se inscrever através deste formulário. Os inscritos serão avisados quando as funcionalidades estiverem prontas, em julho deste ano.

Google escolhe Brasil para ser pioneiro no uso de tecnologia antirroubo para Android

Usuários com Android 10 ou mais recente poderão usar essas funções até o fim de 2024, segundo o Google.

Um dos novos recursos é a detecção de roubo. Se o celular for tirado das mãos do dono com movimentos bruscos, o Android bloqueia a tela para proteger os dados. O Google não entrou em mais detalhes sobre como ele vai identificar se foi um roubo ou um movimento brusco feito pelo próprio usuário.

Além disso, o sistema antirroubo do Google terá ainda outras duas funções:

  • Bloqueio Rápido Remoto: permite bloquear o celular pelo Encontre Meu Dispositivo sem senha da conta Google, usando só o número do chip.
  • Bloqueio de Dispositivo Offline: bloqueia o smartphone se ele ficar muito tempo em locais estranhos, se o cartão SIM for removido ou se não conectar à internet por mais tempo que o normal. O Android também pode reconhecer outros sinais de que seu dispositivo pode estar em mãos erradas. Por exemplo, ele bloqueará a tela do seu dispositivo quando forem feitas tentativas excessivas de autenticação com falha.

Parceria com o Governo Federal e o programa Celular Seguro

O Google também está trabalhando com o projeto Celular Seguro, do Governo Federal. Esse projeto ajuda na comunicação com bancos e operadoras se o smartphone for roubado, evitando que informações importantes caiam nas mãos de criminosos.

Bruno Diniz, engenheiro de software e líder para Android no Brasil, diz que essas são ferramentas adicionais para a segurança. Até agora, não há integração técnica entre o Google e o sistema do governo, mas Fabrício Ferracioli, gerente técnico, diz que a parceria tem ajudado a empresa a criar soluções com base em dados de roubos e furtos.

O Celular Seguro, iniciativa do Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), emitiu mais de 40 mil alertas de bloqueio de celulares e já conta com mais de 1,9 milhão de usuários no Brasil. Com a atualização de abril, o registro e os alertas foram simplificados. O app permite usar um “botão de emergência” para bloquear dispositivos e contas digitais em caso de roubo, furto ou perda. Usuários podem nomear pessoas de confiança para efetuar bloqueios ou fazerem eles mesmos pelo site do serviço.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!