Programa Celular Seguro bate recorde de usuários e de alertas de roubo

Programa Celular Seguro bate recorde de usuários e de alertas de roubo

O programa Celular Seguro já emitiu mais de 40 mil alertas de bloqueio de celulares perdidos, roubados ou furtados. Lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em dezembro, ele tem mais de 1,9 milhão de usuários no Brasil. Em abril, uma versão melhorada foi lançada, facilitando o registro dos aparelhos e tornando os alertas mais eficazes.

Hoje a vida das pessoas está no telefone celular. Por isso, um de nossos focos prioritários é o combate ao roubo e furto dos aparelhos. Estamos aplicando uma série de melhorias no programa Celular Seguro para que ele se torne, de fato, um dos principais instrumentos nesse desafio. E estamos buscando alternativas, como a iniciativa exitosa do governo do Piauí“, diz Manoel Carlos de Almeida, secretário-executivo do MJSP.

Leia também
Código IMEI: o que é, como consultar e várias outras dúvidas respondidas

Você pode acessar o Celular Seguro usando sua conta do gov.br. Registre seu celular pelo site (celularseguro.mj.gov.br) ou pelo app, disponível na Play Store e na App Store.

Caso você não saiba quais são as funções do aplicativo Celular Seguro, o programa permite bloquear dispositivos e contas digitais se você for vítima de roubo, furto ou perda. Basta usar um “botão de emergência”. Mas atenções: só use esse botão nesses casos!

Quem está registrado no programa pode escolher pessoas de confiança para fazer os bloqueios. Ou a própria vítima pode bloquear seu celular usando um computador para acessar o site do serviço.

Aplicativo Celular Seguro

Futuras funcionalidades

O Governo Federal está expandindo o Celular Seguro com um sistema de rastreamento criado no Piauí. Quando alguém ativa uma nova linha, as operadoras informam onde e em qual aparelho a conta foi criada. Se houver um alerta de roubo, o receptador é chamado por WhatsApp para ir à delegacia explicar a situação.

O MJSP e o governo do Piauí já discutiram como essa ideia será implementada. Se não houver nota fiscal, a pessoa deve entregar o celular às autoridades, que devolvem ao dono verdadeiro. Esse sistema de rastreamento já está em testes no Piauí. Desde então, o roubo de celulares caiu 44% e o furto 18% no primeiro trimestre de 2024, comparado ao ano anterior. A recuperação de aparelhos subiu 139%.

Na última quarta-feira (10), Manoel Carlos de Almeida conversou com representantes das operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi. Eles estão vendo como bloquear linhas de celulares roubados quando o Celular Seguro enviar um alerta. Hoje, a Anatel já bloqueia o aparelho pelo IMEI.

Além disso, no futuro, se você registrar um roubo, furto ou perda, os bancos que participam do projeto vão bloquear suas contas automaticamente. Os detalhes e o tempo para isso estão nos termos de uso do site e do app.

Números do app Celular Seguro

Cuidados ao usar o serviço.

O processo de bloqueio do aparelho celular é, de fato, bastante ágil e pode ser acionado com facilidade em situações de emergência; contudo, importante ressaltar que não é possível reverter essa ação sem auxílio externo.

Caso você tenha acionado um alerta de segurança e, por um golpe de sorte ou através de uma busca bem-sucedida, consiga reencontrar o seu dispositivo móvel, será necessário que você entre em contato direto com a sua operadora de telefonia, instituições financeiras como bancos e demais serviços que possam ter sido afetados pelo bloqueio inicial.

Para cada uma dessas entidades, existirá um procedimento específico a ser seguido com o intuito de restabelecer o acesso total ao seu dispositivo e às funcionalidades previamente interrompidas pelo bloqueio. Ou seja, será uma dor de cabeça enorme recuperar o acesso ao seu celular e contas cadastradas. Mas pelo menos dificulta a vida dos ladrões.

Fonte: Gov.br

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X