Nesta quarta-feira (20) o Google anunciou que o seu aplicativo Carteira está disponível no Brasil. Na verdade, o app Carteira do Google era o antigo Google Pay, que foi atualizado e agora suporta mais funções do que apenas pagamentos por aproximação. Além de adicionar os seus cartões de débito e crédito, você poderá incluir também o cartão de vacinação, ingressos para eventos, passagens aéreas e outros documentos.
O Google divulgou que, neste primeiro período, o serviço fechou parceria com 15 instituições financeiras. Veja a lista:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- BTG
- C6 Bank
- Caixa
- Digio
- Elo
- Inter
- Itaú
- Mastercard
- Neon
- Next
- Nubank
- Visa
- XP
Leia também
Como funciona o pagamento por aproximação?
Carteira do Google é mais do que pagamentos
Além de bancos, emissores de cartão e bandeiras, o Google firmou parceria também com outros órgãos e empresas. É o caso do Ministério da Saúde que, por meio do Datasus, permite que você adicione à Carteira do Google o seu comprovante de vacinação contra COVID-19.
Outra parceria interessante é com o Ingresso.com. Devido a isso você conseguirá salvar no aplicativo Carteira do Google ingressos para eventos, como shows e sessões de cinema. O Ingresso.com é quem emite, por exemplo, as entradas para o Rock in Rio 2022.
Se você já tinha o Google Pay instalado em seu smartphone Android, é só atualizar o aplicativo que ele se transformará em Carteira do Google. Caso contrário, basta acessar a Play Store e pesquisar pelo nome do aplicativo. Daí é só começar a cadastrar seus cartões para começar a pagar apenas aproximando o celular da maquineta de cartão.
Integração com todos os serviços Google
Apesar de só estar chegando agora ao Brasil, o aplicativo Carteira do Google foi lançado originalmente em maio de 2022, durante o Google I/O. E o nome mudou de Google Pay para Carteira justamente por que o objetivo da empresa é que o aplicativo possa substituir sua carteira física.
Por isso que o aplicativo traz outras funcionalidades que não sejam apenas pagamentos por aproximação. Como já explicado nos parágrafos anteriores, o app poderá salvar documentos como comprovante de vacinação, ingressos, passagens aéreas, cartões fidelidade e até mesmo documentos de identificação, como RG e CNH.
Porém, o Google quer ir além disso. A empresa pretende integrar à Carteira a todos os seus serviços. Eis alguns exemplos. Por exemplo, se você comprou uma passagem aérea e as recebeu no seu Gmail, automaticamente elas serão integradas à Carteira. Além disso, você receberá notificações sobre atrasos ou cancelamentos do voo.
Outro exemplo: se você adicionou um ingresso para um show na Carteira, o aplicativo vai agendar o show na agenda como um compromisso. Além disso, você receberá notificações informando qual o melhor horário para sair e a melhor rota para pegar. Se você cadastrar o seu cartão de transporte, ao ver informações no Google Maps, o aplicativo exibirá também o saldo do seu cartão de transporte.
Essas e outras integrações serão implementadas nos próximos meses.