A saga da Epic Games contra grandes empresas continua, e dessa vez o foco está no mais novo aplicativo da empresa. Agora, a desenvolvedora de Fortnite está processando o Google e a Samsung, alegando que as gigantes tecnológicas estariam conspirando para dificultar a instalação de aplicativos de terceiros.
Essa é a segunda vez que a Epic entra com um processo contra o Google, lembrando que o primeiro finalizou em dezembro do ano passado com uma vitória por parte da dona de Fortnite. Dessa vez o grande foco é justamente a Samsung, principalmente por causa da função “Auto Blocker” que já começou a vir como padrão nos novos aparelhos da empresa. Entenda.
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O que é o Auto Blocker?
Antes de entender o processo, é importante entender primeiro o que é “Auto Blocker”. Ele é um recurso presente nos novos aparelhos celulares da Samsung e que já vem ativado por padrão.
A função principal desse recurso é justamente impedir a instalação de aplicativos de terceiros que não venham de “fontes autorizadas” pela empresa. Porém as “fontes autorizadas” atualmente são apenas as lojas de aplicativos do Google, que é a Play Store, e da própria Samsung.
É por isso que a Epic está focando nesse recurso, já que ele acaba bloqueando a instalação de lojas de terceiros e ao mesmo tempo nem mostra um processo claro para que essas lojas possam ser classificadas como “autorizadas”.
Além disso, também acaba afastando muitos usuários do processo. Tanto pelo medo de realmente ser algo perigoso quanto por não dar detalhes mais claros de como o usuário desabilita esse recurso. Mesmo com uma pesquisa universal da Samsung é mais difícil achar um passo a passo para isso. Todos esses fatores, na visão da Epic, desencoraja os usuários e limita a concorrência.
Lançamento da Epic Games Store e o confronto com o Google e a Samsung
A Epic está ainda mais interessada nesse segmento já que a empresa lançou sua própria loja de aplicativos móveis, a Epic Games Store, em agosto para dispositivos Android globalmente e para iPhones na União Europeia, onde a legislação europeia agora exige que a Apple permita lojas de aplicativos alternativas.
Agora a empresa alega que, pouco antes do lançamento da sua loja, a Samsung decidiu colocar o Auto Blocker como ativo por padrão em seus aparelhos, o que dificulta muito a instalação de aplicativos de lojas concorrentes nos novos dispositivos.
Durante um teste feito em um telefone Samsung, é possível notar que não dá para instalar o aplicativo da Epic Games enquanto o AutoBlocker estava ativado. Além disso, a pop up de bloqueio que mostra a mensagem que o aplicativo não pode ser instalado não deu nenhuma informação sobre como desativar o recurso.
O impacto na concorrência e a acusação de monopólio
A alegação da Epic Games é de que o Auto Blocker não tem como objetivo proteger os usuários de malware, como é alegado pela Samsung, mas sim bloquear a concorrência. Isso porque, de acordo com o processo, essa função não faz nenhum tipo de análise de segurança ou avaliação específica antes dos aplicativos antes de fazer o bloqueio da instalação. Ele apenas só permite os que vêm da Play Store e da Samsung, o que pode ser um mecanismo para impedir que qualquer outra loja de aplicativos de terceiro seja instalada no aparelho.
No momento a Epic ainda não tem nenhuma prova concreta de que o Google e a Samsung estariam de fato conspirando para criar essa barreira anticompetitiva, mas a empresa espera que o processo de descoberta legal traga mais informações, justamente como aconteceu no processo passado contra o Google.
Além disso, Tim Sweeney, CEO da Epic, deixou claro que a luta não é só pelo bem da Epic, mas também em nome de todos os desenvolvedores de aplicativos que podem ter sua loja segura. Ele mencionou ainda que pediu para a Samsung, em particular, para que desativasse o recurso Auto Blocker por padrão ou ao menos que fizesse um processo mais claro e justo para que ele pudesse permitir que aplicativos confiáveis fossem autorizados e instalados.
Porém não houve um acordo sobre essa questão, o que fez com que a Epic decidisse entrar com a ação judicial.
Downloads da Epic Games Stores está longe da meta ambiciosa
Por enquanto apenas dois novos celulares da Samsung foram lançados no mercado com o recurso de Auto Blocker como padrão, a Epic sente que foi o suficiente para impedir que mais pessoas pudessem fazer a instalação da sua loja.
Até o momento a Epic Games Store já conta com mais de 10 milhões de instalações móveis. Uma boa quantia, mas que ainda está muito longe da meta da empresa, que é de 100 milhões de downloads até o final desse ano. Ainda não há dados suficientes para mostrar o quanto o Auto Blocker está de fato impactando nesses números.
A Epic também espera que o resultado final do caso Epic vs. Google influencie o futuro do mercado de lojas de aplicativos. Se o tribunal decidir a favor da Epic, o Google Play Store poderá ser obrigado a incluir a Epic Games Store e outras plataformas dentro de sua loja, além de permitir que essas lojas de terceiros tenham acesso a todo o catálogo de aplicativos do Google Play.
No entanto, a Epic se prepara para enfrentar possíveis recursos do Google e continua vigilante em relação a outras empresas que possam adotar práticas semelhantes às da Samsung. Segundo Sweeney, até o momento, a Samsung é a única empresa que implementou esse tipo de bloqueio, e a Epic está atenta para garantir que outras não sigam o mesmo caminho.
Fonte: The Verge