Nesta terça-feira (12), durante a CES 2021, a Samsung apresentou o seu novo processador para smartphones Premium. Trata-se do Exynos 2100, o primeiro chip com modem 5G integrado e que tem uma performance gráfica 40% maior que o chip anterior. Embora ainda não haja nenhuma confirmação oficial, provavelmente o Exynos 2100 é o processador que dará vida aos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra.
O primeiro fato curioso a respeito do Exynos 2100 é que a Samsung fez um evento próprio para ele, transmitido pelo YouTube. Geralmente a companhia sul-coreana não faz muito alarde para lançar novos processadores. E ao longo de todo o evento a empresa reconheceu erros que cometeu no passado com o seu chip, causando insatisfação nos usuários, e disse que agora esses erros estão corrigidos.
Exynos 2100: 20% mais econômico e 40% mais potente
Para começar, o Exynos 2100 foi fabricado usando um processo de litografia de 5 nanômetros. Os antigos chips usavam litografia de 7 nanômetros. Com isso, o processador consegue usar 20% menos energia ou ter um desempenho geral 10% maior que os chips antigos. Além disso, a Samsung incluiu uma tecnologia que analisa e otimiza o uso da CPU e GPU para aumentar o tempo de tela ligada.
O Exynos 2100 é um processador octa-core, ou seja, ele possui 8 núcleos de processamento. Há um núcleo de alto desempenho que é baseado no ARM Cortex-X1, que tem um clock de 2,9 GHz. Esse mesmo núcleo foi usado também no novíssimo Qualcomm Snapdragon 888.
Além desse núcleo de alto desempenho, temos também 3 núcleos Cortex-A78 e 4 núcleos Cortex-A55. Juntos, eles podem fornecer até 30% mais performance se comparado com o chip anterior, que é o Exynos 990, que é usado no Galaxy S20.
O chip gráfico é o Mali-G78, que tem 14 núcleos de processamento e um desempenho 40% maior se comparado com a geração anterior. A Samsung incluiu também um processador neural (NPU) que realiza 26 trilhões de operações por segundo (TOPS). Ele será exclusivo para tarefas que envolvam inteligência artificial.
Compatibilidade com 5G e câmeras melhores
O chip Exynos 2100, conforme informamos no começo da matéria, também já tem um modem 5G integrado. É o primeiro processador do mundo a contar com tal funcionalidade. Esse modem suporta tanto as frequências sub-6 (abaixo de 6 GHz) quanto as ondas milimétricas (mmWave). Segundo a Samsung, ele atinge velocidades de download na casa de 5,1 Gb/s em sub-6 e 7,35 Gb/s em mmWave. E, como não podia deixar de ser, ele também se conecta a redes 4G LTE com velocidade de download de até 3 Gb/s.
O novo processador da Samsung também vai possibilitar que os próximos smartphones Galaxy tenham câmeras melhores e mais poderosas. O processador de sinal de imagem (ISP) do Exynos 2100 agora poderá trabalhar com câmeras de até 200 megapixels e gravação de vídeo em 4K e 120 FPS.
O chip também pode trabalhar com até 6 câmeras individualmente e processar os dados de 4 câmeras ao mesmo tempo. Isso com certeza abre novas possibilidades para a fotografia mobile. E ainda segundo a fabricante, as fotos com lentes UltraWide e o desempenho do zoom podem ser melhorados no Exynos 2100.
Os primeiros smartphones com o novo processador Exynos 2100 devem ser o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra, que serão anunciados daqui a 2 dias. O processador Exynos geralmente equipa os celulares da linha “Galaxy S” e “Galaxy Note”, que são os aparelhos de melhor performance. No entanto, nos Estados Unidos e na Coreia do Sul a Samsung opta por usar os chips da Qualcomm.
Abaixo você pode conferir todo o vídeo de apresentação do Exynos 2100: