No começo do mês, a União Europeia aprovou oficialmente a nova lei que obriga que todos os produtos eletrônicos contem com entrada USB-C a partir de 2024, e por isso muitas empresas já estão se preparando para essa mudança. A Apple é uma delas, e a confirmação veio de alguns executivos da empresa.
Esse é um passo importante, já que a Apple será a empresa mais afetada com essa mudança, já que ela insistia em manter o seu cabo Lightning para recarga dos seus aparelhos. Com isso, é provável que os próximos lançamentos já venham com essa mudança.
Leia também:
Apple terá que lançar produtos com carregadores USB-C na Europa
USB-C: Tudo o que você precisa saber
Executivo da Apple diz não ter escolha e vai adotar o USB-C
A notícia foi dada por dois executivos da Apple durante uma entrevista com o The Wall Street Journal, que confirmaram que não vão tentar contornar essa decisão, apenas acatarão de cumprirão com a nova regra.
Greg Joswiak, que é vice-presidente de marketing global da empresa, foi perguntado pela entrevistadora sobre o assunto e revelou que a Apple vai substituir o Lightning pelo USB-C, já que eles não têm escolha quanto ao assunto, ou seja, deixando claro que não era exatamente a sua vontade.
Inclusive, Joswiak falou um pouco sobre essa decisão durante a entrevista, trazendo algumas críticas sobre a nova regra. De acordo com ele, o USB-C e o Lightning são os conectores mais populares do mundo e que a Apple já tinha pensado em reduzir a necessidade de vários adaptadores de energia quando passaram a fabricar os cabos sendo destacáveis. Assim o usuário poderia usar o mesmo adaptador, mas com cabos diferentes.
Ele revelou ainda que essa nova lei aprovada pela União Europeia vai acabar afetando mais de 2 milhões de usuários que usam modelos antigos de seus smartphones e que contam apenas com o cabo Lightning para carrega-los, o que pode causar um aumento do lixo eletrônico e desperdícios, já que esses cabos não terão mais utilidade e serão jogados fora.
Outra crítica levantada pelo executivo é que essa lei pode acabar atrasando a evolução do acessório. Segundo ele, se os governos tivessem conseguido padronizar o micro USB no passado, por exemplo, hoje em dia não teríamos o USB-C.
Embora os executivos tenham confirmado que até 2024 os seus aparelhos virão com o USB-C, eles não deixaram claro se essa mudança já começaria com os modelos lançados em 2023, ou seja, o iPhone 15. Mas é muito provável que sim, já que os aparelhos são lançados em setembro e a lei começa a valer no ano seguinte, ou seja, apenas poucos meses depois desse lançamento.
Também é possível que todos os aparelhos e acessórios atuais com o Lightning sejam atualizados até essa data, ou seja, nos próximos 14 meses. No portfolio da empresa, além dos iPhones, também serão atualizados as linhas AirPods, produtos da Beats e acessórios para o Mac como é o caso do teclado, mouse e trackpad, além dos próprios acessórios para o iPhone como o MagSafe.
Fonte: The Wall Street Journal