App Store passa a mostrar mais anúncios, mas o conteúdo incomoda usuários

Como já estava sendo esperado desde julho, a Apple já começou a exibir mais propagandas e anúncios de aplicativos dentro da sua loja virtual, a App Store. Porém, a novidade vem levantando uma série de reclamações por parte dos usuários.

Essas reclamações não são exatamente por causa do aumento de anúncios e sim do conteúdo deles, principalmente da seção “Você também pode gostar”, que vem trazendo indicações de aplicativos um tanto controversos.

Leia também:

Coreia do Sul está investigando a Google Play Store e Apple App Store
Apple confirma que iPhones terão entrada USB-C

Novos anúncios da App Store são controversos

Essas mudanças na App Store já tinham sido noticiadas desde julho do ano passado quando o site 9to5Mac anunciou que teriam duas novas seções dentro da loja para anúncios. Uma delas é a na aba “Hoje”, e a outra é a “Você também pode gostar”, que fica na parte final da tela, onde a loja deveria indicar aplicativos baseados no gosto do usuário.

No dia 17 de outubro a Apple começou a enviar e-mails para os desenvolvedores de programas para o iOS, anunciando que estava começando a permitir a adição de propagandas na aba “Hoje”. Essa é uma novidade na loja, já que antes a aba era dedicada apenas para os aplicativos que eram escolhidos pela própria equipe editorial.

Porém, essa novidade logo começou a levantar questionamentos.

De acordo com o relato de vários usuários, essas seções estão focando em mostrar uma série de aplicativos que são considerados questionáveis, como alguns de baixa qualidade, e com conteúdo como apostas e até mesmo com foco político. Com isso, as recomendações acabam não tendo nada a ver com o conteúdo que é procurado pelo usuário dentro da loja.

https://twitter.com/marcoarment/status/1585054271627837441?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1585054271627837441%7Ctwgr%5E6cad170f46eadf2deb9ad8296b0d40fac516939a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcanaltech.com.br%2Fapps%2Fapp-store-comeca-a-exibir-anuncios-bizarros-e-usuarios-reclamam-228182%2F

Entre os aplicativos que apareceram estão por exemplo o Karamba Casino Online e o Mobile Sportwetten, de apostas, e até mesmo o PragerU, um aplicativo de uma organização de mídia digital que tem como foco o público conservador. Algumas pessoas até disseram que vieram propagandas que são relacionadas a sites eróticos ou aplicativos de relacionamento, mesmo que o usuário não tenha interesse nisso.

Esses aplicativos também aparecem na seção “Você também pode gostar”, o que acabou deixando alguns desenvolvedores insatisfeitos, já que eles não gostaram de ter seus programas associados com esses de baixa qualidade e que as vezes nem tem nada a ver com os seus. Isso porque as indicações dessa seção são baseadas nos aplicativos que o usuário já buscou ou instalou, mostrando opções que seriam “semelhantes ou associadas”.

Porém, esse algoritmo de sugestões parece ainda um pouco impreciso.

https://twitter.com/BasicAppleGuy/status/1585090997431988225?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1585090997431988225%7Ctwgr%5E6cad170f46eadf2deb9ad8296b0d40fac516939a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcanaltech.com.br%2Fapps%2Fapp-store-comeca-a-exibir-anuncios-bizarros-e-usuarios-reclamam-228182%2F

É possível ver isso nos prints que mostram a recomendação do aplicativo político PragerU nas páginas de busca do Apple Health, que é um app de monitoramento de saúde, e também no Apple Books, que é um leitor de livros digitais. Ou seja, não tem nenhuma relação entre eles.

Inclusive, essa recomendação pode até ser controversa e perigosa. Alguns usuários relataram que viram anúncios de aplicativos de apostas em páginas que são para aplicativos focados na reabilitação de pessoas viciadas em jogos de azar. Essas recomendações podem ser perigosas, já que servem como gatilho e atrapalham essa recuperação.

A Apple confirma que aprovou os anúncios

O maior problema, entretanto, é que ao que tudo indica isso não é nenhum tipo de erro que será consertado pela empresa. Acontece que na página sobre o assunto, a Apple confirmou que todos os anúncios exibidos passam pela aprovação da Apple Store Connect e da Apple Search Adds antes de serem exibidos para o público.

Então não, não é nenhum engano, cada aplicativo que está sendo exibido ali nos anúncios passou por pelo menos duas instâncias para que isso acontecesse. Infelizmente, parece que a empresa focou mais em garantir o investimento dos desenvolvedores do que realmente na experiência de usuário.

Após as reclamações, a empresa anunciou que vai dar uma pausa nas exibições de algumas categorias de produtos, incluindo de cassino e caça-níqueis, mas sem prazo para a solução ou se ela realmente virá.

Fonte: Twitter

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!