O Android 13 mal foi lançado para o público e o Google já está trabalhando no Android 14. De acordo com informações passadas pelo site 9to5Google, o Android 14 Beta será liberado no segundo trimestre de 2023. Antes disso, porém, a companhia deve liberar duas atualizações trimestrais para o Android 13.
O Google começa a trabalhar nas próximas versões do Android já no começo de cada ano. Assim, os três primeiros meses são usados para preparar as principais novidades e atualizações. Estas, por sua vez, são divulgadas no tradicional evento Google I/O. Daí, no segundo semestre, as fabricantes de smartphones começam a receber as versões estáveis do novo sistema operacional.
Leia também
Google anuncia Android 13; confira as novidades
Veja quais smartphones serão atualizados para o Android 13 em breve
Android 14 Beta deve chegar em abril
Para 2023, a gigante das buscas deve manter o mesmo cronograma que já é usado há tanto tempo. O site do programa de testes do Android foi atualizado recentemente com novas informações.
Até março de 2023 o Google irá se concentrar em lançar as versões beta do Android 13 QPR (Lançamentos Trimestrais da Plataforma). A partir do segundo trimestre é que começam a ser lançadas as versões de teste do Android 14. Então ainda temos pela frente duas versões QPR do Android 13.
Portanto, se o cronograma não for alterado até lá, a primeira versão de teste do Android 14 será lançada em abril de 2023. Já o Android 14 Preview, que é uma versão ainda mais crua e inacabada, será liberada para testes em fevereiro de 2023.
Android 13 acabou de ser liberado
Não é à toa que o Google já está pensando no Android 14. A décima terceira versão do robozinho verde teve sua versão final lançada agora neste mês de agosto. Ele foi anunciado pela primeira vez em maio de 2022, justamente durante o Google I/O.
Dentre as principais novidades, o sistema traz melhorias no Material You, que são as diretrizes de design da plataforma. Essas melhorias incluem uma maior personalização da interface do sistema e dos aplicativos instalados. Houve também melhorias para otimizar a multitarefa em tablets.
Além disso, o Android 13 fez grandes avanços no quesito privacidade. Além de trazer um menu de configurações reformulado com opções mais rigorosas e detalhadas, os aplicativos não têm mais acesso a todos os dados do celular. Todos os apps também terão que pedir permissão ao usuário para emitir notificações.
A versão final do Android 13 foi liberada em agosto, mas ainda está engatinhando. Apenas alguns poucos dispositivos já receberam ou vão receber a atualização nos próximos meses.
Fontes: 9to5Google e Android Central