Salvando suas configurações

Ao rodar o Kurumin a partir do CD, todas as alterações feitas são salvas em um ramdisk, criado usando parte da memória RAM. Como a memória RAM é volátil, você perde tudo ao reiniciar o micro, a menos que salve os arquivos manualmente no HD ou em um pendrive.

A partir do Kurumin 5.1 foram incluídas duas opções que permitem salvar arquivos e novos programas instalados, mesmo ao rodar o Kurumin do CD, disponíveis no “Iniciar > Configuração do Sistema”. Estas opções são destinadas principalmente a quem usa pendrives, mas você pode usar uma partição no HD, complementando a opção de copiar os arquivos do sistema para a partição.

A primeira opção (Salvar o Home e Configurações no HD ou Pendrive) salva os arquivos e configurações armazenados no diretório “/home/kurumin”, onde são salvos por padrão todos os arquivos e configurações pessoais. A segunda (Salvar Programas Instalados, UnionFS) complementa a primeira, permitindo salvar também as alterações feitas no sistema (como novos programas instalados). Ambas utilizam um recurso especial do sistema, as famosas imagens de loopback, que são arquivos especialmente formatados, que podem ser armazenados em qualquer tipo de partição (mesmo uma partição FAT do Windows), mas são acessados pelo sistema como se fossem partições separadas.

Ao usar qualquer uma das duas opções, o utilitário mostra as partições disponíveis (incluindo seu pendrive, que é detectado pelo sistema como /dev/sda ou /dev/sdb) e o espaço disponível em cada uma, em qual partição o arquivo será criado e qual será seu tamanho. Por armazenar apenas as alterações, o arquivo é relativamente pequeno: um pendrive de 256 dá tranqüilamente para armazenar suas configurações e mais alguns programas extras.

Ao salvar o home, é criado o arquivo “kurumin.img” e, ao salvar as modificações no sistema, é criado o arquivo “union.img”, sempre dentro da partição escolhida. Para usá-los no boot, use as opções:

kurumin home=/dev/sda1/kurumin.img
… para usar o arquivo com o home, onde o “/dev/sda1” é a partição onde ele foi gravado, ou:

kurumin union=/dev/sda1/union.img
… para o arquivo com a imagem do UnionFS.

Você pode também combinar as duas opções, como em:

kurumin home=/dev/sda1/kurumin.img union=/dev/sda1/union.img

Isso fará com que cada um dos arquivos seja montado no diretório apropriado, fazendo com que as configurações e arquivos salvos fiquem disponíveis após o boot. Todas as alterações feitas são salvas diretamente nos arquivos de imagem, permitindo que você instale novos programas e salve arquivos, de uma forma similar ao que faria com o sistema instalado no HD.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X