ACX100 e ACX111

Os chipsets ACX100 e ACX111, fabricados pela Texas Instruments, são usados em placas de vários fabricantes, incluindo modelos da DLink, LG, Siemens, Sitecom e 3Com. Eles estão entre os chipsets wireless mais baratos atualmente, por isso são encontrados sobretudo nas placas de baixo custo.

Uma coisa importante a notar é que não existe uma nomenclatura rígida entre os modelos das placas e os chipsets usados. Por exemplo, as placas Dlink DWL-650 inicialmente vinham com chipsets PRISM (que possuem um excelente driver nativo a partir do Kernel 2.6), depois passaram a vir com o chipset Atheros (que funciona usando o Driver MadWiFi ou o Ndiswrapper) e, finalmente, passaram a vir com o chipset ACX100. Depois sugiram as placas DWL650+, que usam o chipset ACX111. Ou seja, dentro de um mesmo modelo foram fabricadas placas com 4 chipsets diferentes!

A única forma confiável de verificar qual é o chipset usado na placa é checando a identificação do chipset, o que pode ser feito usando o comando lspci.

Exemplos de IDs de placas com o chipset ACX são:

02:00.0 Network controller: Texas Instruments ACX 111 54Mbps Wireless Interface 00:08.0 Network controller: Texas Instruments ACX 100 22Mbps Wireless Interface

Estas placas funcionam também usando o Ndiswrapper, mas usando o driver nativo a utilização do processador é mais baixa e existem menos relatos de problemas de estabilidade. Recomendo que você experimente primeiro o driver nativo e deixe o Ndiswrapper como segunda alternativa.

A página oficial do driver é: http://acx100.sourceforge.net/.

A página de download dos pacotes com código fonte é a:
http://rhlx01.fht-esslingen.de/~andi/acx100/.

Para instalar, descompacte o arquivo tar.gz, acesse a pasta que será criada e rode os tradicionais:

# make
# make install

Isto copiará o módulo “acx_pci.ko” para a pasta “/lib/modules/2.6.x/net/”. Para garantir que o módulo foi instalado corretamente, rode também o comando “depmod -a“.

Para que a placa funcione, além do módulo é necessário ter o arquivo com o firmware da placa. O firmware é o software com as funções que controlam o hardware. Sem o firmware, a placa é um pedaço inútil de metal e silício.

O driver acx_pci é open-source, mas o firmware não. Embora o arquivo (o firmware) possa ser redistribuído, assim como um freeware qualquer, muitas distribuições não o incluem por não concordarem com os termos da licença.

Para baixar o firmware da placa, rode o script “fetch_firmware” que está dentro da pasta scripts/, na pasta onde foi descompactado o arquivo com o driver:

# ./fetch_firmware

Ele perguntará:

Locating a suitable download tool…

Searching for ACX1xx cards on this system…
Which firmware files package would you like to download?

a) for ACX100 (TNETW1100) chipset based cards
b) for ACX111 (TNETW1130/1230) chipset based cards
c) for both chipsets
d) none

Use a opção “C”, assim ele já baixa de uma vez os arquivos para os dois chipsets. Isto é feito baixando o driver do Windows e extraindo os arquivos que compõem o firmware para a pasta firmware/, novamente dentro da pasta do driver. Você deve copiá-los para pasta “/usr/share/acx/”, que é a localização padrão, onde o módulo procurará por eles ao ser carregado. Crie a pasta caso necessário:

# mkdir /usr/share/acx/
# cp -a /tmp/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_37/firmware/* /usr/share/acx/

Feito isso, você já pode experimentar carregar o módulo para ativar a placa. Antes de carregar qualquer módulo de placa wireless, você deve carregar o módulo “wlan“, que contém os componentes genéricos:

# modprobe wlan
# modprobe acx_pci

A partir daí o led da placa acenderá indicando que a placa está funcionando e está faltando apenas configurar a rede.

Para que o módulo seja carregado automaticamente durante o boot, adicione as linhas “wlan” e “acx_pci” no final do arquivo “/etc/modules“.

Em algumas placas em que testei, o led simplesmente não acende ao ativar o driver, embora a placa funcione normalmente.

As placas D-Link DWL-650+, que utilizam o chipset ACX111 usam um firmware específico. No caso delas, você deve usar o firmware incluído no CD de drivers da placa. Copie o arquivo “Driver/Drivers/WinXP/GPLUS.bin” do CD para a pasta “/usr/share/acx/” e o renomeie para FW1130.BIN, substituindo o antigo.

Eventualmente, você pode encontrar outras placas ACX111 que não funcionam com o firmware padrão. Neste caso, experimente a receita de pegar o arquivo .BIN dentro da pasta de drivers para Windows XP, copiar para a pasta “/usr/share/acx/” e renomear.

Caso você tenha copiado os arquivos do firmware para outra pasta, pode especificar isso na hora de carregar o driver, com o parâmetro “firmware_dir=”, como em:

# modprobe acx_pci firmware_dir=/home/carlos/firmware/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X