Root, sudo e terminal

Muita gente estranha a conta de root desabilitada no Ubuntu. Se você é um deles, pode ativar a conta de root e passar a usar o sistema da forma usual de uma forma bem simples:

# sudo passwd

Sim, é só isso ;). Ao definir a senha, a conta de root é ativada e você passa a poder usá-la normalmente, como em outras distribuições. O sudo continua ativo, de forma que você pode usar o su ou sudo para executar comandos como root, de acordo com sua
preferência. Se resolver travar o root novamente, use o comando “sudo passwd -l root”.

Se preferir que o sudo não peça a sua senha de usuário ao executar comandos (como no Kurumin), abra o arquivo “/etc/sudoers” (como root), onde vai a configuração do sudo e substitua a linha:

%admin ALL=(ALL) ALL

por:

%admin ALL=NOPASSWD: ALL

O “%admin” indica que todos os usuários que fizerem parte do grupo “admin” (que originalmente inclui apenas o usuário criado durante a instalação) poderão usar o sudo. Você pode também especificar o login diretamente, como em:

tux ALL=NOPASSWD: ALL

As alterações neste arquivo entram em vigor automaticamente, por isso mantenha a janela do editor aberta até testar e ver que está tudo ok. Assim, no caso de algum problema, você pode desfazer a alteração rapidamente.

Se você usa bastante o terminal, outra configuração importante é o autocompletar. Por padrão, o autocompletar no terminal vem desativado para o root, o que atrapalha bastante se, como eu, você está acostumado a completar os comandos usando a tecla TAB.
Para ativar, abra o arquivo “/etc/bash.bashrc” e descomente as linhas:

if [ -f /etc/bash_completion ]; then
. /etc/bash_completion
fi

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X