blank blank

Blender

Originalmente, o Blender utilizava uma licença mista, com algumas partes do programa cobertas pela GPL, enquanto a maior parte era proprietária. Apesar disso, o Blender era gratuito, tanto na versão Linux quanto na versão Windows.

Porém, a empresa que desenvolvia o Blender passou pro problemas financeiros e acabou sendo comprada. Acontece que os compradores estavam mais interessados na propriedade intelectual e no quadro de funcionários e demonstraram pouco interesse em continuar o desenvolvimento do Blender.

O Blender já tinha então muitos fãs. Um grupo se uniu e propôs a compra dos direitos sobre o Blender por 100.000 euros. A proposta foi aceita e o dinheiro foi arrecadado através de uma campanha feita via Web. O resultado é que depois de resolvida toda a papelada, o Blender passou a ser licenciado integralmente sob a GPL e a ser desenvolvido num ritmo muito rápido.

A página oficial é a http://www.blender.org, onde você encontra uma grande quantidade de tutoriais e trabalhos desenvolvidos nele. Existe também uma página em português no http://blender.com.br.

A instalação via apt-get é bem simples, basta usar o comando “apt-get install blender”.

Outra opção é o PovRay é um programa profissional de modelagem em 3D, concorrente do Blender. Além da versão for Linux, existem ports para o Windows e OSX. Na página oficial você pode encontrar uma grande quantidade de documentação e vários projetos de exemplo: http://www.povray.org.

Ao instalar via apt-get, baixe também o kpovmodeler, que é uma interface para ele. O comando fica: “apt-get install povray kpovmodeler”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário