Você poderá comprar o primeiro mouse de toda a história

Há pouco mais de 58 anos, mais exatamente no dia 09 de dezembro de 1968, um homem chamado Douglas Engelbart, juntamente com outros 17 pesquisadores da Stanford Research Institute, demonstraram, por 1 hora e meia, novas tecnologias que ainda estavam dando apenas os seus primeiros passos, mas que hoje são praticamente intrínsecas aos dispositivos eletrônicos.

Uma dessas tecnologias foi chamada por Engelbart de mouse (rato, em inglês). O mouse foi inventado e patenteado por Engelbart. Ele consistia em uma peça de plástico com 3 botões na parte superior e, na parte inferior, dois discos de metal, que transmitiam as coordenadas X e Y na tela do computador. Dessa forma era possível movimentar um ponteiro na interface do sistema operacional. Hoje isso é algo tão banal, mas na época foi uma invenção definitivamente inovadora.

Leia também
Quem inventou o mouse? Confira essa grande história

A apresentação, que mais tarde foi chamada de “mãe de todas as demonstrações”,  aconteceu em San Francisco, na Fall Joint Computer Conference, em 1968. Além do mouse, os pesquisadores também demonstraram tecnologias que se fazem presente até os dias de hoje, tais como:

  • Processamento de texto com edições em tempo real;
  • Hiperlinks;
  • Videoconferência;
  • Compartilhamento de tela.

Sim, os caras eram mesmo visionários. Para você ter uma ideia de quão inovadoras e revolucionárias eram essas tecnologias, a primeira versão do mouse, criada por Douglas Engelbart, inspirou os pesquisadores da Xerox a desenvolver uma versão do mouse que usava uma bolinha, ao invés dos discos de metal.

mouse
Um dos primeiros mouses em ação, em 1968

Posteriormente, em 1973, eles desenvolveram o computador Alto, que já integrava o mouse como periférico padrão. O Alto foi visto por ninguém menos que Steve Jobs, que ficou tão encantado com o mouse que acabou licenciando a tecnologia algum tempo depois e usando-a nos computadores pessoais Lisa (1983) e o famoso Macintosh (1984). A partir daí a tecnologia começou a caminhar para o que conhecemos hoje.

Eventualmente, o criador do mouse fundou a Douglas Engelbart Institute, com sede em Freemont, na Califórnia. Algum tempo depois, a empresa de Engelbart acabou dividindo o espaço com outra empresa de tecnologia, a Logitech.

Engelbart acabou fazendo amizade com Serge Timacheff, diretor de relações públicas da Logitech, que acabou ganhando de presente um dos mouses projetados e construídos por Engelbart. Sim, aquele com 3 botões e dois discos na parte inferior. Durante muito tempo o executivo usou o mouse como uma peça decorativa em seu escritório.

mother of all demos 1

Mas agora você tem a chance de tê-lo na sua casa. No próximo dia 17 de dezembro (quinta-feira) você poderá participar de um leilão e arrematar um dos primeiros mouses já construídos na história. O valor do mouse começa em US$ 800 (cerca de R$ 4.000). Mas é claro que esse preço pode subir bastante.

Se você quiser ter uma peça de história na sua casa ou no escritório, basta acessar o site da RR Auction no dia 17 de dezembro e participar do leilão. Abaixo vamos colocar um vídeo que mostra a primeira parte da “mãe de todas as demonstrações”. As outras duas partes também podem ser conferidas no YouTube.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!