Está se aproximando a CES 2023, evento de tecnologia anual e que é o maior da América. Nesta segunda-feira (19), as maiores fabricantes de hardware confirmaram presença no evento. AMD, Intel e NVIDIA terão seus respectivos espaços na conferência e irão apresentar novos produtos.
A CES 2023 acontecerá entre os dias 05 e 08 de janeiro. Mas sempre antes do evento oficial as empresas costumam revelar diversas novidades. Então, o começo de 2023 promete ser bem agitado para os fãs de tecnologia.
Leia também
O que significam os nanômetros dos processadores?
Como saber se o processador é compatível com a placa-mãe?
Fabricantes de hardware fizeram lançamentos importantes recentemente
Diversos novos produtos serão apresentados pelas maiores empresas do ramo. Vale lembrar que AMD e NVIDIA fizeram recentemente anúncios de produtos bem importantes. Em agosto, por exemplo, a AMD lançou os seus novos processadores Ryzen 7000. No segmento de placas de vídeo, tivemos o lançamento das GPUs Radeon RX 7900 XTX e XT em novembro.
Do lado verde da força também tivemos lançamentos poderosos e importantes. É o caso das placas de vídeo GeForce RTX 4090 e 4080. Vale lembrar que a RTX 4090 é tão poderosa que alguns modelos superaqueceram e tiveram o conector de energia derretido. Por fim, do lado da Intel, também tivemos lançamentos importantes. É o caso da 13ª geração (Raptor Lake) de processadores da família Core. Inclusive, esses chips quebraram o recorde mundial de overclock.
O que esperar de AMD, NVIDIA e Intel na CES 2023?
Pois bem, mas o que podemos esperar de novidade destas empresas para a CES 2023? Com respeito à AMD, os analistas acreditam que a CEO Lisa Su anunciará novos modelos de processadores para desktops e notebooks baseados na arquitetura Zen 4. Outros rumores dão conta de que a CES 2023 será o palco para os anúncios de novas placas de vídeo da linha Radeon RX 7000 com RDNA 3.
A principal rival da AMD, a NVIDIA, deverá fazer um evento mais discreto mas nem por isso menos importante. Segundo os rumores, a companhia deve anunciar as versões para notebook de suas novas placas de vídeo. Além disso, a empresa poderá apresentar também a GPU GeForce RTX 4070 Ti. Ao que tudo indica, essa placa de vídeo seria lançada como RTX 4080 de 12 GB, que acabou sendo cancelada pela empresa. Além disso, essa placa já seria disponibilizada no dia 05 de janeiro.
E por último temos a Intel. Curiosamente, a Gigante de Santa clara disse que terá apenas um “espaço de encontro” para os fãs. Mas os últimos rumores dão conta de que esse espaço de encontro seria o palco dos anúncios dos novos processadores Core de 13ª geração (Raptor Lake) para desktops e notebooks. Deve ser revelado também o chip Core i9-13900KS. Seu principal destaque é o clock de 6,0 GHz.
Vale lembrar que a CES é um evento que serve para as empresas apresentarem seus futuros lançamentos. É comum que os produtos anunciados durante a conferência só sejam efetivamente lançados no segundo semestre de 2023.
Fonte: VideocardZ