Thunderbolt 5 pode chegar com taxa de transferência de 80 Gbps

O Thunderbolt 5 será a próxima geração da interface de comunicação da Intel, e sua chegada está sendo aguardada com muita curiosidade. A boa notícia é que parte dessa curiosidade foi saciada graças a um pequeno descuido do vice-presidente executivo da empresa, Gregory Bryant.

Leia também:

Intel revela nova estratégia e próximas tecnologias de fabricação de processadores
Processador híbrido Intel Lakefield deixará de ser produzido

Acontece que durante uma visita ao laboratório da Intel em Israel, Gregory tirou algumas fotos e acabou postando no Twitter. Só que ele não percebeu que em uma delas dava para ver um cartaz na parede com informações sobre o Thunderbolt 5.

Gregory percebeu logo depois e apagou a foto da sua conta, porém já era tarde demais e ela já tinha sido replicada pelo Anandtech.

Thunderbolt 5 com dobro de velocidade

thunderbolt 5

Segundo as informações contidas no cartaz da foto, o Thunderbolt 5 terá o dobro de velocidade em relação a versão atual. Logo no título, já é possível ver que o alvo da empresa é a “Tecnologia 80G PHY”, que se refere à capacidade de transmissão de dados do novo protocolo.

Isso significa que o Thunderbolt 5 provavelmente poderá chegar a 80 Gbps de velocidade, duas vezes mais do que o Thunderbolt 4, que foi lançado em 2020 e que chega a 40 Gbps. Esse tipo de melhoria deve trazer vantagens na hora de exibir conteúdos de alta resolução em monitores como, por exemplo, 4k e 8k.

Outra notícia que pode ser vista na foto é que de a Intel não vai desistir do formato USB-C, já que o Thunderbolt 5 terá compatibilidade com esse formato. Por enquanto não há data de lançamento.

thunderbolt 5

Existe ainda mais uma informação que foi vista na foto, que é a provável mudança para o PAM-3 (Pulse Amplitude Modulation). É uma tecnologia bem vinda, já que ela permite obter uma largura de banda maior e não conta com as limitações encontrada nas outras. Por isso, fica como uma intermediária entre o Non-Return-To-Zero e PAM-4.

Pela foto também é possível deduzir que a Intel já começou os testes com o Thunderbolt 5 e, pelo visto, tudo está indo bem. Por fim, a imagem também deixa a entender que os chips de teste foram fabricados pela TSMC com litografia de 6 nm. Esse não é uma grande surpresa, já que essa parceria já tinha sido anunciada.

Fonte: MacRumors

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!