A Samsung anunciou nesta sexta-feira (22) um dispositivo bem peculiar. Trata-se do SmartSSD, que chega à sua segunda geração (confesso que não sabia da existência da primeira). Segundo a gigante sul-coreana, algumas vantagens do aparelho é reduzir o consumo de energia em 70% e o uso de CPU em 97% se comparado com um SSD comum. Mas como ele consegue essa proeza? Vem comigo!
Leia também
SSD para notebook: confira 07 opções para turbinar sua máquina
Por que o SSD é melhor que o HD?
SmartSSD tem um chip especial
O nome “SSD inteligente” não é à toa ou apenas uma jogada de marketing. O dispositivo leva esse nome por que é equipado com um processador especial. Dessa forma, ele pode processar alguns dados por conta própria, sem depender inteiramente do processador do computador.
O processador em questão é do tipo FPGA (Field Programmable Gate Array). Ele é fabricado pela Xilinx que, inclusive, foi comprada pela AMD em 2020. Portanto, o Samsung SmartSSD surgiu de uma parceria da sul-coreana com a AMD Xilinx.
Os processadores FPGA podem ser programados para executar tarefas muito específicas. Ele possui núcleos de processamento baseado na arquitetura ARM. O chip do SmartSSD foi programado para executar alguns tipos de processamentos. Dessa forma, dispensa-se a necessidade de transferir a maioria dos dados para a CPU.
O resultado é impressionante
É provável que você, leitor do Hardware.com.br, já saiba o funcionamento básico do hardware de um computador. Mas explicarei de forma resumida mesmo assim. O processador, para conseguir processar os dados, tem que estar em constante comunicação com a memória RAM e a unidade de armazenamento (HD ou SSD). Por isso existe um fluxo muito grande de dados nas vias que ligam esses componentes.
Porém, mesmo usando um SSD de alta velocidade conectado a um barramento PCI Express, você terá gargalos na comunicação com o processador. É aí que entra o SmartSSD. Ao processar os dados por conta própria, ele libera o processador para outras atividades. O resultado é um menor consumo de energia e aumento de velocidade do computador.
Para você ter uma ideia, a Samsung revelou que o SmartSSD pode:
- Consumir até 70% menos energia;
- Diminuir o tempo de processamento para consultar bancos de dados em até 50%;
- Reduzir o uso da CPU em até 97%.
O SmartSSD não é para o seu bico
Eu sei que você se animou com a possibilidade de comprar um SmartSSD. Eu também me animei. Mas ele não é para o nosso bico. Ele não foi desenvolvido para computadores normais, mas sim para máquinas que trabalham com Big Data e Business Intelligence.
Esse tipo de computador trabalha com um volume insano de dados e informações. Infelizmente, a Samsung não divulgou as especificações técnicas do seu SmartSSD.