Nesta quinta-feira (4) surgiram vários rumores relacionados com a placa de vídeo GeForce RTX 3080 Ti, que está prevista para ser lançada ainda esse ano. E um deles diz respeito a uma limitação para minerar criptomoedas, como Bitcoin e Etherium.
Se você não sabe, o preço das placas de vídeo disparou algum tempo atrás justamente por conta da mineração de criptomoedas. Como esse componente de hardware possui uma grande capacidade de processamento e de cálculos, diversas pessoas estavam usando as placas de vídeo não para renderizar gráficos, mas para calcular hashs. Com isso, o estoque de placas de vídeo despencou no mundo todo, fazendo o preço desse componente disparar.
Leia também
Nvidia lança RTX 3060, mas é difícil encontrar a GPU em lojas online
Conheça as tecnologias por trás das placas de vídeo da NVIDIA
Seguindo o exemplo da GeForce RTX 3060, a nVidia provavelmente diminuirá o Hash Rate da GeForce RTX 3080 Ti. O Hash Rate é um parâmetro importante para saber o desempenho de uma placa de vídeo ao minerar criptomoedas. Essa limitação é feita via software. Caso contrário, o desempenho em jogos também seria prejudicado. Espero que não consigam achar um jeito de driblar essa limitação.
Além disso, o vazamento também revelou alguns detalhes técnicos da placa. Por exemplo, ela virá com 12 GB de memória VRAM, ao invés dos 20 GB que estava sendo especulado anteriormente. A memória será do GDDR6x, com interface de 386-bit.
A GeForce RTX 3080 Ti deve vir com o chip GA102, que possui 10.240 CUDA Cores, ou seja, núcleos de processamento CUDA. Para você ter uma ideia, com essa configuração a RTX 3080 Ti se equipara a placa RTX 3090, já que esta possui 10.496 CUDA Cores.
A nVidia praticamente já confirmou o lançamento dessa placa de vídeo para o mês de abril, já que ela chegou até mesmo a distribuir versões de drivers para fabricantes parceiras. No entanto, a data ainda pode mudar, visto que inicialmente o lançamento dela estava previsto para janeiro.
Caso a limitação no Hash Rate realmente afaste o interesse dos mineradores de bitcoin, pode ser que o preço da RTX 3080 Ti não fique tão alto. Infelizmente, não foi o que aconteceu com a RTX 3060, que também possui limitador de Hash Rate. Ela foi vendida por varejistas a preços bem elevados. A pandemia do novo coronavirus também afeta a capacidade fabril de diversas empresas, dificulta a aquisição da matéria prima e a produção em larga escala desse componente tão importante.
Fonte: Videocardz