Se pararmos para analisar, depois do processador, a placa de vídeo é o componente mais complexo que temos em nosso computador. A grosso modo, a placa de vídeo é quase como um “mini-computador” independente: possui um chip gráfico, memória de vídeo e sistema próprio de arrefecimento. Não à toa elas são capazes de processar e renderizar gráficos ultra complexos, com trilhões de polígonos e cálculos por segundo.
Para conseguirem renderizar gráficos tão incríveis e realistas, como os que nós temos hoje em dia nos games, as fabricantes dos chips gráficos precisam embutir diversas tecnologias. Cada uma com uma finalidade distinta. Neste artigo nós iremos explicar como funcionam algumas das tecnolocias presentes nas placas de vídeo da NVIDIA.
Ray Tracing
O Ray Tracing ou traçado de raios, em uma tradução literal, é uma tecnologia aplicada pela NVIDIA em suas placas de vídeo, a partir da família GeForce RTX Series 20. Essas placas possuem os RT Cores, que são núcleos de processamento dedicados exclusivamente ao processamento do ray tracing.
O Ray Tracing, por sua vez, cria efeitos de luz e sombreamentos mais realistas. A placa de vídeo calcula, em tempo real, de onde vem a fonte de luz e o caminho que os raios de luz fazem na cena, gerando reflexos, refrações e iluminação mais realista, do ponto de vista da física.
Por exemplo, se em um jogo você está de frente para um espelho, ele será capaz de refletir tudo o que está passando atrás do personagem. Antes do Ray Tracing, o espelho apenas refletia o personagem. Todo o cenário atrás era estático, como uma imagem parada. Já com o Ray Tracing toda a luz e sombra dos games será mais realista. A ideia é que ao olhar para um monitor a experiência seja bem próxima de se olhar por uma janela.
NVIDIA Reflex
A tecnologia NVIDIA Reflex é especialmente útil no mundo dos jogos competitivos, onde cada milésimo de segundo importa. Essa tecnologia tem por objetivo diminuir a latência do sistema dos jogos de videogame.
A latência, explicando de uma forma bem superficial, é o atraso que existe entre o momento em que você clica no mouse ou pressiona uma tecla no teclado e a ação é mostrada no monitor. Por exemplo, vamos imaginar que você esteja jogando um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS). Daí você clica no botão direito para mirar e depois no esquerdo para atirar. O tempo entre os dois cliques e o seu personagem no jogo mirar e atirar é a latência.
Em jogos competitivos, principalmente em torneios, esse é um fator que pode dar uma boa vantagem para qualquer jogador. A tecnologia NVidia Reflex visa otimizar os drivers das placas de vídeo para que essa latência seja diminuída. Além disso, as próprias desenvolvedoras de jogos podem usar a API dessa tecnologia para dar suporte nativo.
Alguns jogos que já possuem suporte ao NVidia Reflex são: Apex Legends, Valorant, Call of Duty: Black Ops Cold War, Destiny 2 e outros.
NVidia Broadcast
A tecnologia NVidia Broadcast não foi feita para melhorar o gráfico dos jogos, mas sim a qualidade de streaming. Como assim? Atualmente está muito em alta os streams de jogos, especialmente em plataformas como Twitch, Facebook Gaming e YouTube. Tem gente que vive só disso!
Para essas pessoas, em especial aquelas que não têm condições financeiras de investir em equipamentos caros e de melhor qualidade, o aplicativo NVidia Broadcast pode ser uma mão na roda. Isso porque ele usa inteligência artificial para melhorar a qualidade do seu streaming. Dentre as funcionalidades desse aplicativo estão:
- Remover o ruído de fundo do microfone (RTX Voice)
- Enquadramento automático;
- Planos de fundos virtuais e desfocados;
- Aprimorar a captura de voz;
- Dentre outras funções.
Basicamente, se você é um streamer iniciante e não tem dinheiro para investir em microfones caros, em iluminação de primeira ou em um cenário bonito, o NVidia Broadcast pode resolver os seus problemas em um primeiro momento. E o melhor é que ele é compatível com os principais programas do mercado, tais como: Zoom, Discord, Teams e Skype.
DLSS 2.0
DLSS é a sigla para Deep Learning Supersampling. E essa é uma tecnologia bem interessante. Basicamente a placa de vídeo usa aprendizado de máquina para aumentar a qualidade gráfica do jogo ao mesmo tempo que mantém ou aumenta a sua performance. Como assim? Vou explicar?
Em geral, qualidade gráfica e performance são inversamente proporcionais. Se eu aumentar a qualidade gráfica de um jogo, a tendência é que eu tenha menos FPS (frames per second ou quadros por segundo, em português). Em outras palavras, o jogo fica mais lento. Mas, se eu diminuir a qualidade gráfica, eu posso ter mais FPS e um gameplay mais fluido e sem travamentos.
Com o DLSS 2.0 eu posso, por exemplo, ter um game rodando em 4K, com Ray Tracing ativado e na qualidade Ultra com mais e 60 FPS. Se eu desligar o DLSS 2.0 e mantiver essa mesma configuração, dificilmente eu consigo manter o FPS acima de 40. Só se eu tiver uma máquina com configurações muito potentes.
Infelizmente, a tecnologia DLSS 2.0 só está presente nas placas de vídeo da família GeForce RTX, que são justamente as mais caras. Essas placas contam com o núcleo tensor, que calcula matrizes muito mais rapidamente que as outras placas de vídeo.
Ansel
Digamos que a tecnologia nVidia Ansel é a evolução do “Modo Fotografia” nos jogos. A nVidia deu esse nome em homenagem ao fotógrafo Ansel Adams, que tem um trabalho notável com a fotografia. Para usar basta apertar as teclas Alt + F2 quando estiver jogando. Daí um painel lateral surge com opções de filtros, de ajustes de cor, iluminação, brilho, saturação, etc…
Além disso, você pode mover a câmera livremente para encontrar o ângulo ou a posição perfeita. Com isso, o jogador que tiver um olhar fotográfico mais apurado conseguirá tirar fotos lindas dos jogos e até usar como papel de parede. A tecnologia permite que você salve o arquivo na resolução original no formato .png. No futuro será possível até gravar vídeos estereoscópicos em 360º.
Highlights
O NVidia Highlights é um recurso do nVidia ShadowPlay que, por sua vez, é um recurso do programa GeForce Experience. Através do ShadowPlay você pode gravar as suas gameplays para, depois, compartilhar nos seus perfis nas redes sociais. Mas vamos falar aqui especificamente da função Highlights.
Esta função permite que você compartilhe os melhores momentos de suas partidas. Sabe aquele triple kill que você fez no CS:Go? Então, com o NVidia Highlights você consegue compartilhar todos os momentos épicos das suas partidas.
Através do programa GeForce Experience você configura todos os parâmetros da gravação, tais como qualidade do vídeo, qual o formato a ser salvo, dentre outras coisas. Depois, é só entrar no editor para escolher os momentos mais marcantes de suas partidas.
Conclusão
Como pudemos ver ao longo do texto, as placas de vídeo são componentes mais complexos do que a gente imagina. Além de ter um processador gráfico extremamente complexo, que trabalha em conjunto com um tipo de memória RAM otimizada para gráficos, as placas de vídeo da nVidia ainda possuem uma série de tecnologias embarcadas que ajudam a melhorar a experiência dos gamers.
Particularmente, de todas as tecnologias que nós mencionamos no artigo, as que eu acho mais impressionantes são o Ray Tracing e o DSLL 2.0, que não são exclusivas da NVidia. é incrível como a implementação dessas tecnologias é capaz de melhorar a qualidade gráfica dos jogos, sem falar no desempenho em máquinas mais potentes.
Deixe seu comentário