Processadores Intel de 13ª geração terão entre 4 e 24 núcleos, indica vazamento

Faltando poucas semanas para ser anunciado oficialmente, a 13ª geração de processadores Intel (Raptor Lake) continua tendo informações vazadas. Dessa vez, o usuário Extreme Player, da rede social chinesa Bilibili, compartilhou o que ele afirma ser a lista de processadores Intel 13th Gen Core.

No entanto, é importante ressaltar que em momento algum ele afirma que as especificações apresentadas na tabela são definitivas. Portanto, trate essas informações como elas são: rumores. Pode ser que até o lançamento a Intel decida mudar algumas coisas.

Leia também
O que é para que serve o processador?
Como funciona a pasta térmica aplicada no processador?

Clock base revelado, mas não o Turbo

Já haviam vazado algumas informações sobre as especificações dos processadores Raptor Lake. Dentre elas, a principal é a presença dos “três Ks”: Core i9-13900K, Core i7-13700K e Core i5-13600K. Portanto, é bom ver alguns chips menos glamourosos e sem overclock da Intel detalhados, bem como alguns chips de nível inferior que serão escolhidos por multidões de usuários com orçamentos limitados.

ZLc4jb9vboAE38xheuBr8A 970 80.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=372&ixlib=php 3.3

O Extreme Player inclui em sua tabela os dados referentes ao clock base de todos os chips. Porém, uma das omissões significativas que os entusiastas estarão procurando são as informações sobre a frequência de clock turbo.

Quando questionado sobre essa omissão nos comentários da rede social, ele simplesmente disse que não poderia compartilhar esses detalhes no momento. O motivo: não sabemos. Pode ser que ele realmente não saiba. Ou está retendo informações por algum motivo. Ou, ainda, sabe que a Intel pode mudar a frequência do clock turbo até o lançamento.

Destaques de alguns chips

Entretanto, podemos fazer algumas observações e comparações interessantes a partir dos dados do clock base. Por exemplo, o novo Core i9-13900K/KF supostamente tem um clock base de 3,0 GHz. É 200 MHz mais lento que seu antecessor, o Alder Lake. A mesma redução de clock base entre as gerações pode ser vista com os modelos Core i7-13700K/KF e Core i5-13600K/KF.

Intel Raptor Lake presentation.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=461&ixlib=php 3.3

Já sabíamos que os núcleos de eficiência desempenharão um papel mais significativo no processamento em toda a família Raptor Lake. A tabela do Extreme Player diz que todos os chips dessa família supostamente apresentarão pelo menos alguns E-cores. Exceto o Core i3-13100.

Este Core i3 de baixo custo (o único na tabela) tem apenas quatro núcleos de desempenho (mais Hyper-Threading), assim como seu antecessor Alder Lake. A única diferença observável entre o Core i3-13100 e o Core i3-12100 é que o último tem um clock base 100 MHz mais lento. Portanto, apesar de mais núcleos, cache e frequências mais altas serem a assinatura do Raptor Lake, o pobre Core i3-13100 é um ponto fora da curva novamente. Ele tem os mesmos 12 MB de Intel Smart Cache que o Core i3-12100.

Outro recurso que vale a pena comentar é como a Intel diferencia o Core i5-13500 e o Core i5-13400. Esses chips dão um passo à frente com E-cores integrados na 13ª geração. Mas o Core i5-13500 diminui 500 MHz no clock base em comparação com a geração anterior. Assim, de acordo com essa tabela, o Core i5-13500 e o Core i5-13400 são idênticos, exceto pelo número de núcleos de eficiência (8 e 4, respectivamente).

Apesar de saber que algumas dessas especificações podem mudar até o lançamento oficial, é interessante ter uma visão geral da família de CPUs Raptor Lake.

Fonte: WCCFTech

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!