Em 2015, Intel e Micron uniram forças para anunciar as memórias não voláteis 3D XPoint, anunciadas como mil vezes mais rápidas que o Flash NAND, essa memória seria para preencher uma lacuna entre DRAM e NAND. A ideia foi pra frente através de alguns SSDs realmente absurdamente poderosos, como o Intel Optane SSD 905P, mas devido ao alto preço desses SSDs a repercussão dessas unidades foi comprometida.
A Intel não abandonou a ideia de promover o 3D Point, durante o Architecture Day 2020 a companhia revelou a segunda geração da memória 3D Xpoint. A principal alteração é o design de 2 para 4 camadas (referenciado pela Intel como decks), característica que permitirá aumentar a densidade das próximas unidades. O controlador também já está preparado para PCI-Express 4.0. Essas novas memórias serão utilizadas nos SSDs da linha Alder Stream Optane. Em termos de performance, a Intel fala de “vários milhões de IOPS”.
A linha Optane faz parte do que a Intel chama de Persistent Memory. Além de SSDs, essa família de produtos também conta comos módulos M.2 que atuam como cache para uma unidade de armazenamento mais lenta, o HD. Uma maneira das aplicacões mais usadas pelo usuário serem inicializadas através desse cache, baseado em memória Flash Nand, alcançando uma performance bem superior aos HDs.
Esses novos SSDs Optane baseados na segunda geração da memória 3D Xpoint não será produzido pela Intel, a gigante de Santa Clara terceirizou a produção, a responsabilidade ficou com a Micron, parceria da Intel em 3D Xpoint desde o início. O lançamento acontecerá ainda em 2020. Lembrando que a primeira etapa de lançamento é totalmente para o setor corporativo, as unidades para o consumidor não deve aparecer antes de 2022.
A Intel também seguirá investindo nos tradicionais SSDs com chips Flash Nand. A empresa confirmou que ainda em 2020 teremos SSDs QLC (quatro bits por célula) com 144 camadas, um acréscimo de 50% na densidade. Embora a durabilidade e a performance geral dos SSDs com cada vez mais bits por célula esse é o caminho da indústria para seguir popularizando os SSDs e tornando esta unidade cada vez mais acessível, e com opções cada vez mais variadas de capacidade de armazenamento.