CPUs Intel Meteor Lake terão memória cache L4

A Intel confirmou recentemente a implementação de caches de nível 4 (L4) em sua futura família de processadores, conhecida como Meteor Lake ou Core de 14ª geração. A novidade foi inicialmente revelada pelo site Phoronix, especializado no universo Linux.

A novidade é semelhante ao eDRAM presente na plataforma Intel Broadwell. A tecnologia, batizada de “Adamantine“, visa melhorar o desempenho dos processadores e oferecer maior segurança. Nos próximos parágrafos você confere maiores detalhes sobre essa novidade.

Leia também
Qual a melhor forma para limpar a pasta térmica do processador?
Como saber se o processador é compatível com a placa-mãe?

Como funcionará o cache L4

METEOR LAKE ARROW LAKE LUNAR LAKE 10 768x432 1

O cache L4, de acordo com uma patente registrada pela Intel em dezembro de 2020, será integrado direto no encapsulamento do chip. Isso permitirá que todos os blocos do SoC – incluindo CPU, GPU e I/O – acessem a memória. Trata-se de uma mudança significativa em relação ao cache L3, que geralmente está restrito apenas ao componente da CPU.

O Meteor Lake aproveitará ao máximo a arquitetura híbrida, combinando cinco elementos distintos: CPU, SoC, GPU, I/O e um componente básico. O cache Adamantine proporcionará um tempo de acesso mais rápido do que o cache L3, resultando em melhor comunicação entre a CPU principal e o controlador de segurança.

O principal objetivo do cache L4 é a otimização da inicialização do sistema. Além disso, ele será responsável por reforçar a segurança da memória do computador, já que todas as operações acontecerão dentro do ambiente criptografado da CPU. Outro ponto positivo é que o cache L4 será preservado durante a reinicialização, melhorando os tempos de carregamento e evitando a necessidade de passar por todos os ciclos de inicialização e reinicialização.

Outros detalhes sobre os futuros chips Meteor Lake

INTEL METEOR LAKE 768x636 1

Essa inovação permitirá a introdução de caches de grande porte no pacote. Isso abre margem para mais avanços nos chips e melhoria de eficiência em dispositivos modernos, como sistemas de entretenimento automotivo e robôs domésticos e industriais.

A patente relacionada ao Meteor Lake inclui um diagrama de blocos que mostra a arquitetura híbrida. Ela é composta por dois núcleos RWC (Redwood Cove) de alto desempenho e oito núcleos CMT (Crestmont) de baixo consumo. O projeto também apresentará gráficos Gen 12.7 Xe com 64 EUs.

Embora a Intel ainda não tenha fornecido detalhes específicos sobre a implementação do cache L4 no Meteor Lake, rumores sugerem que o cache Adamantine poderia ter tamanhos que variam de 128 MB a 512 MB.

A Intel também anunciou que os processadores Core de 14ª geração, que incluem o Meteor Lake, serão lançados no segundo semestre de 2023. No entanto, a empresa ainda não divulgou uma data específica para o lançamento nem quais séries do Meteor Lake serão introduzidas primeiro.

O que é cache?

i498616

O cache é uma pequena memória integrada nos processadores modernos que armazena temporariamente dados frequentemente acessados ​​pela CPU. O objetivo é reduzir o tempo de acesso à memória principal, que é muito mais lenta do que a cache, e melhorar o desempenho do processador.

Existem diferentes níveis de cache, como L1, L2 e L3. Estes níveis diferem em tamanho e velocidade de acesso. O cache L1, por exemplo, é o menor e mais rápido, mas também o mais caro. Já o cache L3 é o maior e o mais lento, mas mais acessível em termos de custo.

Cada núcleo do processador tem seu próprio cache L1 e L2, enquanto o cache L3 é compartilhado por todos os núcleos. Alguns processadores, como os da plataforma Intel Broadwell, têm uma espécie de cache L4, também conhecido como eDRAM (DRAM integrada). Essa solução é ainda mais lenta do que o cache L3, mas é útil em aplicações que exigem grande quantidade de memória.

Mas agora, com a implementação do cache L4 nos processadores da Intel, espera-se que a Gigante de Santa Clara dê um salto maior no que diz respeito ao desempenho de seus processadores.

Fonte: VideoCardZ, Phoronix e Intel Patent

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!