Apple M2 bate AMD Ryzen 7 em jogos, mas CPU não surpreende

A Apple anunciou, há mais ou menos 1 mês, o seu novo processador M2. E de lá para cá o chip passou por alguns testes de benchmarking e também testes práticos. O que ficou claro nos resultados é que o novo processador da Apple se sai muito bem em jogos, batendo o seu principal concorrente direto (AMD Ryzen 6800U). Em contrapartida, o desempenho do processamento em outras tarefas ficou aquém do esperado.

Um dos testes mais completos foi feito pelo canal HardwareUnboxed, do YouTube. No vídeo, que você pode conferir abaixo (em inglês), fica claro que o Apple M2 tem um bom desempenho gráfico, mas resultados medianos em testes de benchmarking de CPU. Confira os detalhes abaixo:

Leia também
Veja todos os dispositivos Apple que receberão atualizações
Em disputa acirrada, Qualcomm pretende superar o novo chip Apple M2

Superando o Ryzen 7 6800U

A disputa entre os dois processadores se deu ao rodar o jogo Shadow of the Tomb Raider, que tem fama de ser bem pesado. E o novo chip M2 apresentou uma boa evolução em comparação com a geração passada. O processador Apple M1 só era capaz de rodar o game nas configurações mais baixas. Já o novo Apple M2, por sua vez, rodou o título com a qualidade gráfica máxima.

Shadow of the Tomb Raider
Shadow of the Tomb Raider foi o jogo escolhido para testes

Na disputa com o AMD Ryzen 7 6800U, que conta com a arquitetura RDNA 2 iGPU, o chip da Apple superou o rival em 10% durante o gameplay. O jogo foi executado em ambos os processadores com as mesmas configurações gráficas e na resolução 1200p. O chip M2 alcançou uma média de 28 quadros por segundo (FPS). O Ryzen 7, por sua vez, atingiu um pico de 25 FPS.

Testando o jogo nas configurações médias e baixas, o processador da Apple manteve o melhor desempenho. A média de quadros por segundo do M2 foi de 33 FPS e o Ryzen 7 teve uma média de 30 FPS nas configurações mais baixas. E não é só isso. O Apple M2 conseguiu um desempenho melhor gastando 48% menos energia! Isso sim é impressionante!

Esse desempenho confirma o que Tim Cook, CEO da Apple, disse no evento WWDC 2022. Ele falou que o novo chip M2 é o início de uma nova era para os jogos no MacBook. Dessa maneira, alguns jogos que são bastante populares no Windows devem chegar esse ano ao macOS. É o caso dos jogos No Man’s Sky e Resident Evil Village. De qualquer forma, a oferta de jogos para macOS ainda é bem precária se comparada com o Windows.

Performance de CPU não bate principais concorrentes

Apple M2

Se o Apple M2 surpreendeu no quesito processamento gráfico, o mesmo não aconteceu com o processamento geral. O novo chip da Apple foi superado pelos processadores Alder Lake (Intel) e Ryzen 6000 Series em todos os testes de benchmark.

Nos testes de multi-thread do software Cinebench, o Apple M2 foi superado pelos processadores Intel Core i7 e Core i9 de 12ª geração. O mesmo aconteceu com o Ryzen 7 6800U que, além de ter um melhor desempenho nos testes multi-thread, também consumiu menos energia.

Estes resultados colocam em xeque as afirmações da Apple de que o M2 é 25% mais rápido que o chip M1 em processamento geral e 18% mais rápido em multi-core. O único cenário em que o M2 superou o Ryzen 7 em processamento foi nos testes de núcleo único. Mesmo assim, o processador da Apple perde para os processadores Alder Lake, da Intel.

Um dos motivos para o desempenho abaixo do esperado do novo processador da Apple é que ele foi fabricado com o mesmo processo de litografia de 5 nanômetros. Esperava-se que o M2 já fosse de 2 nanômetros, mas a Maçã teve problemas com fornecedores e alguns bloqueios na China.

Será que vale a pena?

161396 laptops review hands on macbook air initial review image7 jwjhhqubvk.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=512&ixlib=php 3.3

A pergunta que eu me faço, levando em consideração o preço que a Apple cobra, é: Vale a pena investir em um computador Mac com M2?

Para você ter uma ideia, os chips AMD Ryzen da série U são os que possuem GPU integrada. Eles foram feitos para computadores de escritório. E não para rodar jogos pesados. Quem pensa em jogar já instala uma GPU dedicada e pronto! Já falando em altas cargas de trabalho, os chips da Apple ainda não chegam aos pés de workstations ou PCs mais robustos.

Portanto, creio que ainda vai demorar alguns anos para a Apple competir de igual para igual em segmentos que exigem mais poder de processamento.

Fonte: Digital Trends

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!