Criação de um “Storyboard”.

Com o roteiro em mãos, os artistas irão demonstrar os textos em imagens, simulando a ação dentro do jogo com suas vertentes que irão variar conforme o estilo do jogo e seu roteiro.

Estas imagens devem representar de forma clara e direta o que se espera durante o “game play”. Quanto mais elaborado for o “storyboard”, com mais facilidade a equipe poderá entender e executar o que se espera do jogo.

Em todo o mercado audiovisual, o “storyboard” é utilizado, seja para um desenho animado, ou para uma superprodução cinematográfica ou jogo de computador, o recurso do “storyboard” é uma maneira relativamente, fácil, simples e barata de um diretor ter uma idéia de como o jogo vai a ser.

Benefícios;

Apóia o planejamento, informando o que deve ser adquirido, para a realização do projeto. Informa visualmente todas as etapas do jogo e possibilita maior controle e aumenta a oportunidade de êxito no projeto

Com o storyboard em mãos você já vai ter uma idéia do que será o jogo e pode dividir cópias para determinados setores que irão participar da criação. Basicamente as três áreas principais são a equipe gráfica ou GFX, equipe de som e trilhas sonoras ou SFX e a equipe de programação. Vou falar um pouco de cada uma delas e de suas subdivisões. Cada uma é fundamental para um jogo de qualidade e nenhuma é mais ou menos importante que outra.

Nos primórdios dos jogos de PC, era comum uma única pessoa fazer tudo, e conforme a complexidade do jogo isso cada vez se torna mais raro. Mas não impossível. Caso queira mesmo trabalhar com a criação de jogos é importante você ter uma idéia do que se passa em cada uma das áreas de desenvolvimento, e primordial você ver a que mais se encaixa as suas aptidões e escolher ela.

Muitos falam que é muito difícil se fazer um jogo, eu não vejo assim. É preciso apenas você se dedicar e estudar muito que terá condição de trabalhar com isso tranqüilamente.

Exemplo e gabarito de storyboard 1.
 
 
Exemplo e gabarito de Storyboard 2, este formato é mais indicado para seqüências e introduções.

 

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