As texturas irão ser a pele dos objetos 3D criados. O Artista 3D deve lhe fornecer os mapas para serem trabalhados. Vou explicar da forma mais simples que consigo a coisa para facilitar ao máximo o entendimento, sem me preocupar muito aqui com nomenclaturas técnicas.
Os mapas são o desenho 3D desmembrado sobre um plano para que você possa visualizar onde vai cada parte do modelo e pintar sobre elas. Uma das formas mais simples de mapa de textura é a divisão por lados, por exemplo, frente e trás.
Esta técnica costuma ter baixa qualidade e é usada normalmente em objetos muito distantes da área de visão com mapas pequenos, apenas para dar volume a cena. Um pouco mais refinada que o mapa acima é o mapa subdividido em grupos, onde a textura é aplicada a cada parte do objeto sobre um mapa desmembrado.
Nesta categoria pedaços do modelo são relacionados com cada parte da textura, com isso as 6 faces geométricas podem ser recobertas. (esquerda, direita, frente, costas, superior e inferior). Este processo se chama texture Atlas, ou geográfica. Ainda alguns modelos podem funcionar com várias texturas, ente tipo de construção traz o melhor resultado.
Podemos ainda trocar a textura durante o andamento do jogo. Esta textura pode ser carregada de um diretório ou estar já presente no modelo. Trocando texturas podemos criar animações no desenho do objeto, por exemplo, um personagem envolto em um campo de força, uma redoma de energia, ou animações simples como bolhas em uma garrafa em uma cena ou o que sua imaginação ditar.
Um exemplo bem corriqueiro de troca de textura é aqueles painéis de customização de personagens em jogos RPG onde você troca o tipo de face do personagem. São várias texturas que vão mudando conforme se seleciona a próxima face.
Cores podem ser mudadas por programação, o ideal é se ater as mudanças de padronagem para não deixar o jogo consumindo muita memória.
Exemplo de textura geográfica.( Atlas).
As texturas de bloco são outro tipo de textura encontrada em jogos. Diferente das acima explicadas a função delas é recobrir blocos do mapa do jogo em forma “Tile”, no Brasil por alguns chamado de mosaico. Este processo consiste em repetir a textura encaixando ela lado a lado até recobrir totalmente uma área do mapa, como uma rua, por exemplo. Diferente do outro processo, elas devem ser desenhadas de forma a todos os lados se encaixarem sem emendas. Mais adiante quando eu falar sobre construção de mapas você vai poder visualizar melhor o funcionamento delas.
Este tipo de desenho é muito usado também em jogos de plataforma 2D, onde você cria um tabuleiro de blocos onde o personagem vai interagir. O Chao da imagem abaixo usa esta técnica de textura em tile. As imagens devem ser sempre múltiplo de 2×8 como, por exemplo, 64×32, 128×128, 256×256 em diante.
Jogo Gincana CEU feito por mim para a ExGames por volta de 2005