Recomendado para artistas de textura, painéis, sprites e imagens 2D em geral. Programador em busca de informação de como inteirar os painéis.
Programas para manipulação e criação de imagens
Bom, antes de começar a pensar a falar sobre esta área é preciso equipar o leitor com ferramentas para que este possa exercer sua arte enquanto conversamos. Existem centenas de programas para isso. Alguns famosos e caros como o Photoshop e outros que estão conquistando seu espaço. Um programa que vale a pena mencionar é o GIMP, um programa GNU que pode ser adquirido gratuitamente na internet e funciona no Windows, Linux e Mac OS-X.
Recursos do GIMP
Ao contrário do que muitos pensam, o GIMP é possuidor de muitos recursos avançados e a sua utilização tem aumentando consideravelmente. Ele trabalha com camadas, é capaz de vetorizar imagens e pode aplicar efeitos avançados de maneira simples. Possui uma lista de filtros, que pode ser acessado na barra de ferramenta, em cada janela de imagem aberta pelo programa.
GIMP – Ferramentas
O GIMP possui mais de 40 ferramentas diferentes para suprir qualquer necessidade gráfica daqueles que optam por este programa. As ferramentas estão dividas em quatro categorias (Seleção, Pintura, Transformação e Cor), além de Vetores, Seletor de Cores, Zoom, Medida e Texto. As Ferramentas de Seleção são: Seleção Retangular, Seleção Elíptica (circular), Seleção Livre, Seleção Contígua (seleciona trechos contíguos a partir da cor), Seleção por Cor e Seleção de Frente (seleciona objetos em uma imagem, separando-os do fundo). O programa possui ainda uma Ferramenta de Corte, que funciona semelhantemente a uma de Seleção, só que guilhotina o trecho selecionado da imagem, apagando o restante. As Ferramentas de Pintura são: Preenchimento, Misturar (cria degrades a partir de duas cores), Lápis, Pincel, Borracha, Aerógrafo, Tinta, Clonar, Restaurar, Clonagem Perspectiva, Desfoca / Deixa Nítido, Borrar e Subi exposição / Super exposição. As Ferramentas de Transformação são: Alinhar, Mover, Cortar, Rotacionar, Redimensionar, Inclinar, Perspectiva e Espelhar. As Ferramentas de Cor, por fim, são: Equilíbrio de Cores, Matiz Saturação, Colorizar, Brilho e Contraste, Limite, Níveis, Curvas e Posterizar. A partir de todas estas ferramentas, é possível editar e transformar imagens, aplicar efeitos de cor a toda imagem ou somente a um trecho dela, redimensionar, consertar alguns defeitos, aplicar degrades, entre outras aplicações.
GIMP – Filtros
Filtros são os efeitos que o GIMP aplica em suas imagens. Ao todo, são mais de 140 filtros diferentes para você melhorar a qualidade ou decorar suas fotos, dar a elas um efeito especial ou ainda criar um logotipo, uma animação. Os filtros estão divididos em 15 diferentes categorias. São elas: Desfocar, Realçar, Distorções, Sombra e Luz, Ruído, Detectar Borda, Genéricos, Combinar, Artísticos, Mapear, Renderizar, Web, Animação, Alfa para Logo (para a construção de logotipos) e Decoração.
GIMP – Extras
Na “Caixa de Ferramentas” (a janela principal do GIMP), há um menu chamado “Extras”. Esta ferramenta, muito interessante, permite ao usuário a criação automática de diversos objetos, dentre eles botões para sites, logotipos e texturas. O processo de criação por aqui se torna extremamente fácil. Para criar um logotipo, por exemplo, vá até o menu “Extras”, selecione
GIMP – Atalhos
O GIMP, assim como outros programas de edição de imagem, possui atalhos no teclado que acessam funções e recursos do software. Contudo, o GIMP permite ao usuário editar e criar atalhos para isso, clique em “Arquivo” e depois em “Preferências”. Lá, vá até “Interface” e então clique em “Configurar Atalhos do Teclado”. GIMP – Exportando imagens Após realizar suas edições com o GIMP, você pode salvar o arquivo no formato padrão do programa, XCF. Este formato é editável e você pode concluir seu trabalho posteriormente. Porém, o GIMP suporta ainda outros formatos de saída de imagem e você poderá salvá- las em SVG, ICO, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF e diversos outros formatos. Para tal, ao salvar uma imagem, digite a extensão desejada no campo para a escolha do nome do arquivo.
GIMP – Outras informações
O GIMP permite a adição de novos gradientes, pincéis, texturas e fontes, permitindo que você melhore ainda mais as características do programa, deixando-o da melhor maneira possível para determinado uso. Com o crescente uso do programa, usuários de diversas partes do mundo têm criado tutoriais e guias, ensinando aos demais utilizadores do GIMP diversas formas de utilização do programa. Sites na internet com este tipo de conteúdo são comuns e nada difícil de encontrar.