Instalando os extras para o convidado

Como comentei, o VirtualBox oferece um conjunto de drivers para instalação dentro do hospedeiro, que melhoram consideravelmente o desempenho e ativam a função de ajuste automático da resolução quando você redimensiona a janela, bem como foco automático para o mouse (que elimina a necessidade de ficar pressionando a tecla host para liberar o mouse).

Ele é instalado usando a opção “Dispositivos > Instalar adicionais para o convidado”, o que simula a inserção de um CD-ROM dentro do convidado, contendo o software de instalação. Para reduzir o tamanho do pacote, a equipe do VirtualBox optou por não incluir as imagens diretamente, por isso o software irá se oferecer para baixar a imagem e salvá-la em um diretório dentro do home.

image18

No Windows o sistema executa o autorum por default, de modo que o instalador abre sozinho e você precisa apenas do tradicional “next > next > finish”. Uma observação fica em relação ao suporte 3D para o vídeo, caso você opte por ativar esta opção.

image19

Todas as versões recentes do VirtualBox oferecem suporte experimental a aceleração 3D para o sistema convidado, opção que pode ser ativada na seção “Monitor > Vídeo” das configurações. O suporte 3D funciona tanto no Linux quanto no Windows (presumindo naturalmente que os drivers 3D da placa estejam corretamento instalados no host). Assim como em uma placa 3D real, suporte a 3D significa que a memória de vídeo passará a ser usada para armazenar texturas e outras informações, por isso ao ativar a opção é necessário aumentar o volume de memória de vídeo compartilhada, em geral pelo menos 64 MB.

Enquanto escrevo, o suporte é ainda experimental e provavelmente continuará assim por mais alguns anos. Ele não é inteiramente estável e o desempenho em muitas situações é ainda baixo, mas ele já é bem utilizável para rodar jogos antigos e aplicativos 3D que não demandem muito da máquina:

image20

A opção de instalar os drivers 3D é oferecida aos instalar os add-ons para o convidado. Entretanto, para instalar o suporte a 3D para uma VM com o Windows, é necessário instalar os add-ons com o sistema rodando em modo de segurança (pressione F8 durante o boot para acessar o menu), caso contrário o instalador aborta a instalação.

Para a instalação dos drivers em VMs com o Linux, o processo é mais manual, já que depois de inserir a imagem você anda precisará montar o CD-ROM virtual e instalar os drivers manualmente dentro do sistema convidado via linha de comando.

Comece instalando o pacote “dkms” no sistema convidado, usando o gerenciador de pacotes. Este é um pequeno daemon que se encarregará de recompilar os módulos do VirtualBox quando o kernel do sistema guest for atualizado. Sem ele, você perderá a instalação dos add=ons cada vez que isso acontecer.

Depois de instalado o dkms, monte o CD virtual, acesse a pasta e, dentro dela, execute o arquivo VBoxLinuxAdditions.run (como root), o que executará o instalador:

# ./VBoxLinuxAdditions.run

image21

Algumas distribuições, como no caso das versões recentes do Ubuntu, já trazem os headers do kernel e os compiladores básicos e como resultado você pode rodar o instalador diretamente, sem precisar se preocupar em instalar estes componentes. Em outras distribuições entretanto é preciso primeiro instalá-los usando o gerenciador de pacotes.

No Fedora, instale o pacote “gcc”. No OpenSUSE, instale os pacotes “make” e “gcc” e em seguida use o comando “uname -a” para descobrir a versão do kernel em uso e em seguida instale o pa cote “kernel-devel” correspondente, como em ” kernel-2.6.31.12-0.2-devel. No Debian os passos são similares, envolvendo a instalação dos pacotes “make” e “gcc”, bem como o pacote com os headers da versão do kernel em uso, como em “linux-headers-2.6.26-2-686”.

Como opção, você pode instalar o pacote “virtualbox-guest-additions” ou similar caso disponível no repositório da distribuição. Ao ser instalado, o pacote disparará um script de configuração que se encarregará de gerar os módulos e instalá-los. Embora nem sempre as distribuições ofereçam a versão mais recente do pacote, instalá-lo a partir do repositório é geralmente a opção mais fácil.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!