Para se criar um terreno devemos criar uma imagem em tom de cinza e importar ele no MED. Existem outras formas de se criar um terreno, acredito que esta seja uma forma simples e que pode gerar um bom resultado. Você pode pintar a imagem em tom de cinza e com isso criar a textura do terreno. Note que você ainda pode usar mipmaps que dão um efeito bem melhor, mas para simplificar iremos tratar de forma mais direta e prática este tema.
i
Imagem usada para gerar o terreno e sua respectiva textura. Você pode usar qualquer programa de desenho para isso. O do exemplo foi feito no GIMP, se sua equipe de textura trabalha com Mac um bom programa para este fim é o pixelmator. Para ilustrar melhor eu exagerei um pouco nas escalas de branco a preto. Quanto mais branco mais alto será o panorama e quanto mais escuro mais profundo. Normalmente as partes altas são usadas para montanhas e as escuras para rios, lagos ou abismos.
Abra o MED e no item File do menu escolha “Import terrain from Pic” como exibido na imagem ao lado. Uma janela vai abrir para se escolher um arquivo. Escolha a imagem em preto e branco que você criou para seu terreno. |
Após selecionar a imagem e carregar vai abrir uma janela com opções para você ajustar detalhes de seu terreno, como na imagem a seguir.
Estes parâmetros são referentes ao tamanho do terreno dentro do mapa e quantidade de triângulos usados para gerar o terreno. Quanto mais triângulos mais perfeito será o resultado final. Porém mais pesado vai ser o modelo para ser processado.
Se tudo correu bem você vai ter uma imagem como esta em sua tela. Note que as áreas de minha imagem que eram escuras formaram uma depressão próxima ao centro da imagem e as áreas claras algo parecido com montanhas.
Abra o “Skin Editor” presente no menu “File” do MED e em sua lista de opções em “File” selecione “Import” e em seguida “Skin Image” como representado na imagem acima
Se você fez tudo certo sua imagem deve ter ficado parecida com a imagem exemplo acima. Note que por estarmos trabalhando com triângulos grandes, os ângulos dos desníveis estão bem acentuados. Isso transmite uma impressão de baixa qualidade gráfica em alguns jogos. Você deve considerar equilibrar uma boa quantidade de divisões no terreno que fique dentro da gama de computadores que você quer atingir. Se seu público usa computadore “High-End” ou de Entrada. Tudo tem que ser ponderado.
Salve seu terreno. Lembre de não exceder 20 caracteres e de não usar caracteres especiais ou espaço no nome, pois estes podem causar problemas para você como falhas em localizar modelos ou texturas dentro do jogo além de erros generalizados. É bom testar para ver se esta tudo certo com seu terreno usando o preview da engine, no MED dentro do menu “File”, Engine Preview.
Parabéns, você criou seu primeiro terreno. Fácil não é mesmo?