As trilhas sonoras são importantes em um jogo. Com elas você pode criar emoções no jogador que irão fortalecer a experiência de jogar seu jogo. A maioria das engines suporta o formato MIDI, mas algumas podem reproduzir ogg, mp3, WAV, e outros formatos.
Um pouco diferente dos sons internos no jogo que auxiliam na ampliação de conteúdo sensorial, as trilhas envolvem o sentimento. Imaginemos um jogo de guerra, com ação, tiros e explosões e o tema musical, uma musica sertaneja. Por mais bonita que seja a música, quem jogar provavelmente vai achar o jogo ruim ou xingar quem escolheu o tema musical. Já uma música estilo pesado, mesmo o sujeito não sendo um “metaleiro”, vai gostar do tema misturado com a ação.
É importante saber escolher bem o tema. Ser pesado ou leve indefere de gênero. Só para exemplo, existem músicas clássicas pesadas, que transmitem ação. Outras transmitem paixão, esperança, e outras emoções. Cabe a você escolher um tema que se encaixe no jogo, como compor uma poesia, tudo tem que estar rimando.
Além de escolher sua trilha, você deve decidir se vai produzir uma música ou usar uma música pronta. No caso de usar uma música de terceiros, você deve entrar em contato com o autor e acertar os detalhes sobre os direitos autorais e custos envolvidos.
Se escolher produzir sua própria música, existem várias ferramentas excelentes para isso para todas as plataformas. O próprio Audacity explicado no capítulo passado tem condições para se criar músicas de qualidade profissional tanto no Apple, Linux e Windows.
No Mac existe o GarageBand como já comentado e vou aproveitar para falar um pouco sobre ele, vou falar sobre outros programas também para Linux e Windows, se você não usa um Mac, não se preocupe.
Ao iniciar o programa você vai escolher o tipo de criação que pretende, eu optei por partitura.
Logo em seguida uma janela vai lhe perguntar detalhes sobre a musica a ser criada.
Após escolher o nome da música, coloquei “tema do jogo” para clarificar ele vai abrir uma tela onde você pode selecionar instrumentos que irão compor a melodia.
Note que no instrumento bateria (Drums) ele já criou a batida no tempo e batidas especificado na janela de abertura, compasso 4/4 a 120 bpm, isso tudo você pode configurar a gosto e de acordo com suas necessidades.
Resta agora pegar loops e trilhas e ir compondo sua música. O programa é bem intuitivo e conta com um help completo em português. Não vou me alongar muito em detalhes dos programas de criação de música neste livro, mas provavelmente em breve devo escrever um específico para criação de som e uso de programas em geral.
Partindo para Linux um programa para criar músicas tracker. Primeiramente uma pequena introdução sobre as músicas tracker.
As músicas tracker são originárias dos computadores Amiga e funcionam reunindo diversos samplers (trechos de som) de forma organizada e seu resultado gera uma melodia.
Imagine um daqueles pianos antigos que se vê muitas vezes em filmes de “Bang-Bang” na TV, os que tinham um rolo de papel e conforme a furação do papel, uma tecla do piano era acionada, produzindo desta forma uma música. Os programas tracker funcionam de forma parecida, só que com muito mais recursos. Em vez de uma tecla do piano ser acionada, ele aciona um sampler pré-gravado e dividido em canais. Você pode usar desde um único canal até mais de 128, conforme o programa que está usando.
Baixando módulos
Os módulos (MOD, s3m, etc) você encontra as toneladas na Aminet (ftp://ftp.aminet.net/pub/aminet/mods)
Os arquivos na Aminet estão em formato “lha” e você vai precisar instalar um descompactador para este formato: https://www.rpmseek.com/rpm-pl/lha.html?hl=com&cs=lha:PN:0:0:0:0
O programa
Não é a minha intenção ensinar você a usar o programa, mas sim, demonstrar que ele existe e dar uma leve noção sobre ele. Um manual bem explicado você encontra no site que fez o download.