A Valve, empresa por trás da maior plataforma de jogos do mundo, a Steam, lançará em fevereiro o Steam Deck. Trata-se de um console portátil que já é há muito aguardado. E o Steam Deck terá um recurso bem interessante: sincronização dinâmica dos saves com a nuvem. Dessa forma, o seu progresso no jogo será salvo na nuvem em tempo real. Então, você poderá simplesmente colocar o console portátil em modo repouso e imediatamente continuar o jogo de onde você parou no PC ou notebook.
O save dinâmico, como está sendo chamado o recurso, parece que é mais prático e eficiente que as soluções para gerenciamento de saves dos consoles, mesmo os de última geração, como o Xbox Series X/S e o PlayStation 5. A ideia é justamente permitir que o player comece um jogo no Steam Deck e continue no PC ou no notebook sempre que quiser e sem precisar baixar o save manualmente e fazer a sincronização dos dados.
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A explicação de como o save dinâmico funciona foi dada pela própria Valve, em comunicado oficial no site da Steam. Veja:
“Prevemos que será frequente que os usuários coloquem o Steam Deck em repouso sem fecharem o jogo antes, como é comum com outros dispositivos portáteis para jogos. Com a sincronização dinâmica com a nuvem, ao escolherem jogar em outro dispositivo (seja um computador ou outro Steam Deck), o seu progresso os acompanhará.
O Steam enviará automaticamente para a nuvem todos os dados salvos modificados antes do dispositivo entrar no modo de repouso. Os usuários poderão então continuar de onde pararam em qualquer computador, laptop ou outro dispositivo. O Steam também baixará automaticamente todas as alterações de jogos salvos quando o Steam Deck sair do modo de repouso.”
Saves dinâmicos não serão ativados por padrão
Entretanto, é importante salientar que a função não virá ativa por padrão. Mesmo ela sendo gratuita e habilitada para todos os jogos, o recurso precisa ser ativado pelos desenvolvedores dos jogos. Os criadores dos jogos devem implementar o save dinâmico da Valve através do Steam Auto-Cloud ou da API SteamRemoteStorage.
Uma vez implementado o recurso, o Steam Deck se conectará à internet para fazer o upload e a sincronização do save na nuvem. Dessa maneira, não será preciso fechar o aplicativo no Steam Deck antes de começar um novo jogo no desktop.
Caso o usuário opte por não ativar o save dinâmico (ou os desenvolvedores não implementarem) ainda será possível jogar no PC de onde você parou no Steam Deck. Mas, para isso, você precisará baixar o save manualmente e realizar a sincronização. Ou seja, são algumas etapas a mais que você precisará fazer, tornando a ação menos prática. Além disso, será preciso fechar o aplicativo no Steam Deck.
Apesar de ser um recurso muito bom e que vai trazer mais praticidade para os jogadores, alguns pontos ainda carecem de respostas. Por exemplo, como o Steam Deck sincronizará os saves em tempo real em lugares onde não haja redes Wi-Fi disponíveis? Será que é possível usar as redes móveis. Creio que não. O Steam Deck vai acessar a internet mesmo quando estiver em modo repouso? Isso não é um prato cheio para os hackers? Todas essas dúvidas, porém, só serão esclarecidas depois do lançamento do console portátil da Valve.
Fontes: ArsTechnica e Steam