Nesta semana começaram a surgir alguns rumores na internet que dão conta de que a Apple está trabalhando no desenvolvimento de um console portátil, bem ao estilo do Nintendo Switch. E esse é apenas mais um indício de que a Gigante de Cupertino quer realmente entrar com força no mercado de jogos. Não é segredo para ninguém que esta indústria movimenta bilhões de dólares todos os anos.
O primeiro passo da Maçã foi dado com o serviço Apple Arcade, revelado em março de 2019. A partir dele você pode jogar milhares de games em praticamente qualquer dispositivo Apple, dentre eles: iPhones, iPads, Macs e até Apple TV, que é equipada com o potente chipset A12 Bionic.
Leia também
Apple Arcade x Google Play Pass: Diferenças entre os serviços de assinatura de jogos
Top 10: melhores jogos do Apple Arcade
Porém, o segmento de consoles é bem lucrativo e praticamente inexplorado pela Maçã. Basta ver os números absurdos obtidos pela Nintendo com o seu console portátil, o Switch. Segundo um relatório do site Wccftech, o console portátil da Apple pode ser de natureza híbrida. Ou seja, quando não estiver sendo usado para jogos ele pode se comportar como um dispositivo móvel comum. Embora os detalhes sejam escassos, pode ser que este novo produto use um chip Apple Silicon.
Aumento na produção de chips próprios
Desde que começou a desenvolver e produzir os seus próprios chips, a Apple tem intensificado a produção. Inclusive, recentemente ela aumentou a divisão de fabricação de processadores. Atualmente, ela conta com as seguintes linhas de chipsets:
- Série Ax Bionic: a linha “A” é usada nos iPhones e iPads;
- Série S: usada no Apple Watch;
- Série M: usada nos MacBooks e iMacs.
Entretanto, segundo dizem os rumores, parece que a Apple não usará nenhum desses processadores em seu futuro console portátil. Ao que tudo indica, ela está desenvolvendo um novo processador exclusivo para ele. Obviamente não temos como saber qual será o seu desempenho, mas já estou curioso para ver os comparativos entre o Nintendo Switch e este futuro console portátil da Apple.
https://twitter.com/FrontTron/status/1390524871512182786
Prováveis especificações técnicas
Além de um processador exclusivo, este suposto console portátil da Maçã contará também com um sistema de arrefecimento próprio. Assim ele conseguirá manter a eficiência do processador, aumentará a vida útil da bateria e dos demais componentes.
Ainda não está claro se este futuro produto da Apple terá uma tela própria ou se usará a tela do iPhone e iPad. Caso ele tenha uma tela própria, não temos nenhuma informação sobre o tipo de display e nem qual será a resolução.
Jogos exclusivos
O sucesso de um console portátil, no entanto, não se deve apenas ao seu hardware ou demais características técnicas. Mas sim a quantidade de jogos exclusivos. Basta ver os títulos que são exclusivos do Nintendo Switch. Isso faz muita gente querer comprar o console.
Por isso que a Apple também já estaria negociando com a Ubisoft e outras desenvolvedoras de jogos para ter títulos exclusivos na plataforma Apple Arcade. Inclusive, no começo de março a Apple anunciou que está incluindo duas novas categorias de jogos na plataforma. São a Timeless Classics (Clássicos Atemporais, em tradução livre) e App Store Greats (Os Melhores da App Store, em tradução livre). Além disso, todos os assinantes já contam com mais de 30 jogos exclusivos.
Já estou super curioso para ver o futuro/suposto console portátil da Apple.
Fontes: Wccftech e India Today