A Rockstar Games é uma das maiores potências na indústria de jogos, atualmente bastante consagrada principalmente por títulos como GTA e Red Dead Redemption. Mas você sabe qual foi o primeiro jogo lançado pela produtora?
Saiba um pouco mais sobre a trajetória da empresa e descubra qual foi o primeiro jogo a ser lançado por ela depois de ser fundada com esse nome. Você adivinha?
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Entendendo a trajetória da Rockstar Games
A história da Rockstar Games começou com a DMA Design, um estúdio escocês de jogos fundado por David Jones em 1987. A DMA era conhecida por títulos de sucesso como Lemmings, e mais tarde se tornaria a Rockstar North, e foi ainda como DMA que o desenvolvimento do primeiro jogo lançado pela Rockstar começou.
Então é importante ressaltar aqui que o estúdio já havia lançado jogos antes quando era DMA, mas neste artigo não levaremos esses títulos em consideração, focando a partir do momento em que a Rockstar Games é fundada com esse nome e sob a tutela da Take-Two Interactive, uma empresa norte-americana.
Foi após essa aquisição que a Rockstar Games foi oficialmente fundada em 1998 por Sam e Dan Houser, Terry Donovan e Jamie King. Por isso, levamos em consideração o próprio site da empresa e sua line-up de jogos, que pode ser vista clicando aqui.
A visão da Rockstar sempre foi criar jogos que oferecessem mais do que simples mecânicas de ação, eles queriam explorar temas mais complexos, criar mundos imersivos e permitir aos jogadores uma liberdade maior nas suas experiência.
Com isso, o Grand Theft Auto (GTA) foi o primeiro passo nesse caminho, e embora seus gráficos fossem simples e sua jogabilidade bastante primitiva em comparação com os padrões de hoje, o jogo trouxe uma nova perspectiva para a indústria e para a própria produtora.
Grand Theft Auto é um dos títulos mais emblemáticos da história dos videogames, marcando o início da Rockstar Games como uma das maiores potências da indústria. Lançado em 1998, o jogo não só redefiniu os gêneros de ação e mundo aberto, mas também trouxe uma abordagem inovadora que influenciaria gerações de desenvolvedores. Embora o sucesso global da franquia tenha vindo realmente apenas com Grand Theft Auto III (2001), o primeiro GTA foi fundamental para moldar o DNA da Rockstar Games e mostrar seu potencial criativo.
Desenvolvimento de Grand Theft Auto
O desenvolvimento de Grand Theft Auto começou em meados dos anos 1990, ainda sob o nome da DMA Design. A ideia central era criar um jogo de ação que oferecesse ao jogador a liberdade de se movimentar por uma cidade aberta, interagir com diferentes elementos do ambiente e realizar missões.
O conceito de mundo aberto não era totalmente novo, mas a DMA Design buscou uma abordagem mais expansiva e dinâmica do que a maioria dos jogos da época. Inicialmente o jogo foi chamado de Race’n’Chase, um título focado em perseguições policiais e corridas de rua, mas, à medida que o desenvolvimento ia avançando, o foco acabou mudando para um jogo de ação e aventura em que o jogador controlava um personagem criminoso em um ambiente urbano.
Um dos grandes desafios durante o desenvolvimento foi equilibrar a liberdade de exploração com uma narrativa linear. Para isso, a DMA implementou um sistema de missões abertas, no qual o jogador poderia aceitar e completar trabalhos para diferentes facções criminosas espalhadas pela cidade na hora que quisesse.
A perspectiva top-down (vista de cima para baixo) foi uma escolha técnica e de design. Embora limitasse a profundidade gráfica do jogo, permitiu que os desenvolvedores criassem uma cidade grande e complexa sem comprometer o desempenho do hardware. A liberdade de ação, a variedade de veículos e a capacidade de interagir com o ambiente tornaram Grand Theft Auto uma experiência única na época.
Jogabilidade trazia diversidade de experiências
A jogabilidade de Grand Theft Auto era uma mistura de ação, direção de veículos e exploração em um ambiente de mundo aberto. O jogo se passa em três cidades fictícias: Liberty City, Vice City e San Andreas, todas inspiradas em grandes metrópoles dos Estados Unidos. O jogador assume o papel de um criminoso sem nome, cujo objetivo é completar uma série de missões para diferentes chefes do crime.
A estrutura do jogo era bastante inovadora para a época. Ao invés de seguir um caminho linear de missões como acontecia na maioria dos jogos, o jogador tinha a liberdade de escolher quais tarefas realizar, como completá-las e quando explorar a cidade em busca de novas oportunidades. A variedade de missões incluía desde roubos de carros e entregas de drogas até assassinatos e perseguições policiais, trazendo uma grande diersidade de experiências.
Uma das principais inovações de GTA foi a inclusão de um sistema de “caos” ou “notoriedade”. Quando o jogador cometia crimes, como atropelamentos ou disparos contra civis, a polícia era acionada e começava a persegui-lo. A intensidade da perseguição aumentava conforme mais crimes eram cometidos, criando um sistema de níveis de procurado que adicionava um elemento de risco e estratégia ao jogo.
Além disso, o jogador podia roubar e dirigir uma grande variedade de veículos, desde carros esportivos até caminhões e motos. Essa mecânica de roubo de veículos se tornaria um dos pilares da série, dando aos jogadores uma sensação de liberdade e controle sobre o ambiente urbano.
Recepção de Grand Theft Auto
No momento de seu lançamento em 1998 (quando a Rockstar Games já havia sido fundada com esse nome), Grand Theft Auto recebeu uma recepção mista. Muitos críticos elogiaram o conceito inovador de mundo aberto e a liberdade que o jogo oferecia, mas outros apontaram problemas com os gráficos, controles e a perspectiva top-down, que dificultava a imersão em comparação com outros jogos 3D que estavam emergindo na época.
A revista PC Zone destacou a “liberdade sem precedentes” oferecida pelo jogo, enquanto a IGN elogiou a jogabilidade envolvente e o estilo único, chamando-o de um “sopro de ar fresco” em um mercado saturado de jogos lineares de ação. Por outro lado, algumas publicações criticaram a violência gratuita e o fato de o jogo incentivar comportamentos criminosos, o que gerou controvérsias desde o início (e continuou gerando ao longo de toda franquia do jogo).
Em termos de vendas, Grand Theft Auto foi um sucesso modesto inicialmente, especialmente na Europa, onde a antiga DMA Design já tinha uma base de fãs sólida. No entanto, foi nos Estados Unidos, com a crescente notoriedade das suas temáticas controversas, que o jogo começou a ganhar mais atenção, tanto da mídia quanto dos jogadores.
Apesar de suas críticas, Grand Theft Auto conquistou um público fiel e gerou um grande interesse por sequências. Esse sucesso levou a Rockstar Games a investir ainda mais no conceito, culminando no desenvolvimento de Grand Theft Auto 2 (1999) e, mais tarde, em Grand Theft Auto III (2001), que revolucionaria o gênero de mundo aberto e catapultaria a franquia para o topo das paradas de vendas.
Impacto e legado do GTA
Grand Theft Auto foi um marco fundamental na história da Rockstar Games. Embora não tenha sido um sucesso absoluto e até mesmo encoberto por seus sucessores, o jogo estabeleceu os elementos principais que definiriam a série: um mundo aberto dinâmico, a liberdade do jogador de explorar e interagir com o ambiente, e uma narrativa centrada em personagens criminosos.
Além disso, GTA trouxe a combinação de ação, direção de veículos e missões abertas, um modelo que seria refinado em jogos posteriores.
O impacto cultural do primeiro Grand Theft Auto também não pode ser subestimado. Ele deu início a uma longa discussão sobre a representação de violência e crime nos videogames, algo que a Rockstar continuaria a enfrentar ao longo dos anos. Essa controvérsia, longe de prejudicar a empresa, acabou gerando publicidade gratuita e aumentando o interesse nos jogos subsequentes da série.
Com o lançamento de Grand Theft Auto III, a Rockstar Games consolidou seu lugar no topo da indústria de jogos, e a franquia GTA se tornou uma das mais vendidas e aclamadas de todos os tempos. No entanto, o primeiro Grand Theft Auto permanece um título histórico, por ter sido o ponto de partida dessa jornada notável.