É uma questão de tempo até que a IA chegue de maneira significativa em grandes projetos na indústria dos games. Essa posição é praticamente um consenso entre aqueles que participam diretamente desse mercado. E quem melhor que a Rockstar, com o tão aguardado GTA 6, para dar um passo importante em relação a isso?
Segundo Obbe Vermeij, em declaração ao canal SanInOPlay, veterano desenvolvedor que trabalhou por 14 anos na Rockstar, a empresa pode trazer uma tecnologia inovadora de animação baseada em IA. Vermeij sustenta sua posição com base no que ele viu no primeiro trailer do game, em particular na cena que mostra o que seria a beira de uma praia, com uma multidão realizando ações distintas.
O desenvolvedor aponta que esse trecho é incrível, e que mostra que a Rockstar pode estar fazendo progressos importantes em relação a essa parte da animação dos elementos inseridos no game. Processo que ele diz que pode começou, de maneira mais rudimentar, ainda em GTA IV, game em que ele participou do desenvolvimento.
Mesmo estando fora da Rockstar, seu longo tempo trabalhando para a companhia, o colocou em contato com pessoas que continuam ligadas ao que está acontecendo internamente. Vermee diz que ouvido que GTA 6 está realmente usando uma tecnologia bastante nova relacionada a animação e IA.
“Acho que chegou a hora de uma revolução em que a animação não é mais manual, mas é baseada em IA e na física”. “Se alguém vai dar esse passo, será a Rockstar”, conclui.
GTA 6 será lançado entre setembro e dezembro de 2025
O relatório fiscal da Take-Two Interactive, empresa responsável pela Rockstar, referente ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2024, confirmou a janela de lançamento de GTA 6. O game chegará ao mercado no período do outono do hemisfério norte, portanto entre setembro e dezembro de 2025.
Jogos feitos inteiramente por IA chegarão em menos de 10 anos
A presença da IA, ainda localizada em certos pontos do desenvolvimento, como na animação, como citado por Vermee, pode caminhar para um cenário em que games serão produzidos inteiramente por esse tipo de tecnologia.
Em março, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, declarou que jogos criados inteiramente por IA chegarão em menos de 10 anos.
“Eu acredito que estamos a menos de dez anos de distância. Em cinco anos, a partir de agora, você provavelmente estará no meio onde tudo estará mudando em tempo real e todos dirão ‘olha, veja isso, realmente está acontecendo’. E aí você só precisará fazer as contas, já estamos há dois anos nisso, dentro destes dez anos? Provavelmente, nós provavelmente já estamos no segundo ano disto. E aí eu lhe diria que seria algo entre os próximos cinco e dez anos, em algum lugar no meio. Acredito que seja o caso”, afirmou o executivo.
Deixe seu comentário