O PlayStation 5 Pro tem sido alvo de vários rumores, e o mais recente sugere um grande avanço no desempenho de Ray Tracing. Especialistas do Digital Foundry confirmaram que o novo console da Sony pode oferecer até quatro vezes mais desempenho nessa área comparado à versão atual.
Segundo os rumores, o PS5 Pro terá um pequeno aumento na performance da CPU, mas trará melhorias significativas em outros aspectos graças à arquitetura RDNA 4. Essa mudança é que proporcionaria o ganho expressivo em ray tracing.
Leia também
Onde é fabricado o PlayStation 5? Curiosidades sobre a produção do PS
Qual a diferença entre Ray Tracing e Path Tracing?
O pessoal do Digital Foundry apoiou as informações vazadas, explicando que o PS5 Pro suportará intersecção de ray tracing duplo com compactação de BVH aprimorada. Na prática, isso significa que as partes menores das texturas serão redirecionadas para os Ray Accelerators, liberando o sistema para lidar com tarefas mais complexas de forma mais eficiente.
A compactação de BVH, por sua vez, diminui a quantidade de memória necessária para rastrear recursos gráficos importantes, permitindo aos desenvolvedores usar mais assets e processá-los mais rapidamente.
Apesar de discutirem essas características, os especialistas não mencionaram nada sobre a compatibilidade do console com path tracing. Essa tecnologia permite renderizar cenas e iluminações ainda mais realistas, mas exige muito mais poder de processamento.
Portanto, mesmo com o possível avanço em ray tracing, parece que o PlayStation 5 Pro pode não suportar path tracing, mantendo a compatibilidade com os modelos PS5 Fat e Slim.
O PlayStation 5 Pro ainda não foi oficialmente anunciado, mas há especulações de que ele já está pronto, aguardando apenas o lançamento de GTA 6.