O PS5 já se tornou o console mais popular de última geração, e mesmo diante dos problemas de oferta, continua com as vendas altas mesmo depois de 1 ano do seu lançamento. Já é possível curtir jogos do PS4 no modelo mais novo, porém ao que tudo indica em breve será possível também jogar títulos dos mais antigos como PS1, PS2 e PS3.
O PS5 conta com um hardware bastante potente e até mesmo alguns jogos exclusivos que ganham um visual incrível com gráficos avançados. Porém os clássicos dos modelos passados ainda são bem queridos por muitos fãs da linha de console, o que faz com que a novidade seja muito bem vinda.
Leia também:
Sony aumenta produção do PlayStation 4 para lidar com a escassez PlayStation 5
CES 2022: Sony anuncia oficialmente o headset PlayStation VR2
Patente revela que a Sony já está trabalhando na retrocompatibilidade do PS5
A novidade surgiu depois que algumas patentes da Sony foram encontradas, que sugerem que a empresa já está trabalhando nessa retrocompatibilidade. O jornalista Shaun McIlroy compartilhou através do Twitter algumas informações sobre o caso, mostrando que encontrou algumas patentes registradas pela Sony.
https://twitter.com/shaunmcilroy/status/1481360035506761729
Essas patentes mostram que a empresa busca pela possibilidade de trazer jogos do PS1, PS2 e PS3 para os modelos mais recentes do console, principalmente o PS5. Esses documentos foram registrados recentemente, mais precisamente no dia 6 de janeiro desse ano, e nele é possível ver todo o esquema que a empresa está trabalhando para fazer com que isso aconteça.
Ao que tudo indica, a solução para fazer com que os jogos mais antigos possam rodar em um hardware tão recente e moderno é realizar uma adaptação tanto de clock quanto de frequência. Isso funciona mais ou menos como um sistema de emulação, que faz com que os hardware do PS5 possa se adaptar para rodar jogos que foram feitos originalmente para outras arquiteturas.
Uma notícia legal é que toda a solução é feita através do software e não do hardware, o que significa mais facilidade para oferecer a todos depois que ela estiver de fato testada e aprovada. A notícia bate ainda com o fato de que a Sony vem trabalhando em um serviço de assinatura que chegaria para bater de frente com o Xbox Game Pass, então as novidades podem ser lançadas juntas.
Spartacus, o serviço de assinatura da Sony
Embora ainda seja um rumor, tudo indica que a Sony está trabalhando para trazer ao mercado um serviço de assinatura de jogos, o que não seria exatamente uma surpresa já que rivais como a Microsoft já apresentam esse tipo de solução para os usuários e é muito bem vinda.
O serviço teria o codinome Spartacus e deve chegar para unir o PlayStation Plus e o PlayStation Now. Uma das metas é oferecer ainda jogos mais antigos para os consoles mais modernos, o que bate certinho com as novas patentes da empresa.
De acordo com a matéria feita pelo jornalista Jason Schereider, o serviço viria com 3 níveis de assinatura. O Nível 1 traria os benefícios normais do PlayStation Plus. O Nível 2 garantiria acesso a jogos de PS4 e PS5. O Nível 3 garantiria acesso a uma biblioteca de jogos clássicos do console das gerações PS1, PS2, PS3 e PSP.
Um novo acontecimento que fortelece ainda mais esse rumor foi que a Sony começou a comunicar aos varejistas do Reino Unido que eles devem parar de vender cartões do PlayStation Now. As lojas devem tirar os cartões da prateleira e também do catálogo online.
Uma parte da mensagem diz que “As lojas têm até o final do dia 19 de janeiro para remover todos os cartões [dos pontos de vendas físicos] e [entrega eletrônica] de todas as áreas voltadas para o cliente e atualizar suas baias digitais de acordo com a próxima atualização comercial desta semana”.
Nós, brasileiros, esperamos que com a chegada de um novo serviço a Sony finalmente olhe mais para cá e traga essa opção para o Brasil, já que o PlayStation Now não está disponível por aqui.
Fonte: dualshockers