Mortal Kombat completa 32 anos: curiosidades sobre o primeiro game da franquia

Em 1992, o mundo dos jogos foi praticamente sacudido com o lançamento de Mortal Kombat, um jogo diferente de tudo o que existia na época. Ele foi responsável não só por elevar o nível dos games de luta, mas também por mudar a forma como eles eram vistos, tanto pela jogabilidade quanto pelo seu conteúdo um tanto controverso.

O sucesso da franquia fez com que ela se tornasse um verdadeiro fenômeno cultural com o passar dos anos e agora ela completa 32 anos de existência. Para comemorar esse marco, separamos aqui 10 curiosidades sobre o jogo que deu início a isso tudo. Confira alguns detalhes sobre essas particularidades que ajudaram a moldar o clássico.

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Mortal Kombat completa 32 anos: curiosidades sobre o primeiro game da franquia

O primeiro Mortal Kombat teve muito impacto na indústria de jogos, e com o tempo esse impacto passou a ser muito mais do que apenas gráficos inovadores e jogabilidade brutal. O lançamento do jogo também ajudou a criar mitos ao redor dos personagens, além de influenciar culturas e trazer bastante polêmica principalmente pelo conteúdo controverso.

Hoje, 32 anos depois, a franquia continua crescendo e já é considerada um marco nessa caminhada, além de continuar atraindo mais e mais jogadores de novas gerações. Confira algumas novidades sobre o primeiro jogo do Mortal Kombat.

  1. O jogo foi inspirado em Jean-Claude Van Damme

Mortal Kombat

Inicialmente o primeiro jogo de Mortal Kombat não tinha muito a ver com a lore que cerca a franquia atualmente. Na verdade, a ideia inicial era que ele fosse um jogo de luta focado na figura de Jean-Claude Van Damme, o astro belga conhecido por filmes de ação como O Grande Dragão Branco (1988) e Kickboxer (1989).

A ideia da desenvolvedora Midway Games era aproveitar a popularidade do ator para trazer mais atenção para o jogo, uma vez que ele seria o personagem principal. Eles também queriam trazer para o jogo seus movimentos de artes marciais. Porém, por motivos ainda desconhecidos oficialmente, a colaboração com Van Damme não deu certo e esse projeto teve que ser modificado.

Ainda assim, eles homenagearam o ator no jogo que acabou se tornando o Mortal Kombat na figura do personagem Johnny Cage, que já era um dos personagens jogáveis no primeiro game. A inspiração para Cage veio direto de Van Damme e não apenas na aparência, mas também em alguns dos seus movimentos característicos como o chute dividido. Além disso, o personagem é uma celebridade do cinema de ação dentro do universo do Mortal Kombat, com um toque cômico que já é sua marca registrada.

  1. Foi um dos primeiros jogos a usar gráficos digitalizados

Mortal Kombat foi um divisor de águas no mundo dos jogos de luta, e uma das razões é que ele foi um dos primeiros jogos a trazer movimentos de pessoais reais para os personagens. Outros jogos, como o Street Fighter, usavam desenhos feitos a mão para criar tanto os cenários quanto os personagens, enquanto o Mortal Kombat inovou trazendo a técnica de captura de movimento digitalizada.

Dessa forma, os desenvolvedores usaram atores reais para isso. Eles filmaram essas pessoas em diversas poses e fazendo movimentos de combate, e essas filmagens foram convertidas em gráficos digitais para então serem usadas nos jogos, como mostra no vídeo acima.

Por isso que Mortal Kombat tinha um visual tão icônico na época, mais realista e praticamente cru, diferente dos seus concorrentes. O processo não foi fácil, exigia um esforço bem coordenado entre a filmagem e a edição para que os movimentos ficasse fluidos e convincentes. Além disso os próprios atores tinham que gravar os movimentos de lutas várias e várias vezes para que os desenvolvedores pudessem adaptar essas imagens para criar as animações do jogo. Mas no fim deu certo.

  1. Fatalities forçaram a criação de um sistema de classificação etária para jogos

Mortal Kombat

Quem já jogou Mortal Kombat sabe que os Fatalities acabaram se tornando um dos aspectos mais memoráveis do jogo, além de controverso pela brutalidade. O que acontece é que no final de uma luta, o jogador que ganha pode usar uma habilidade especial para finalizar o seu oponente, e essa habilidade é carregada de brutalidade e violência, que foi até “piorando” com o passar dos anos.

Hoje em dia é possível ver ossos quebrando e cenas mais realistas, mas ainda no primeiro Mortal Kombat essa pitada de gore acabou gerando muita polêmica. Os movimentos já envolviam decapitações, corações que eram arrancados do peito do oponente, corpos sendo incinerados e outras coisas.

Com isso, políticos, grupos de pais e a própria mídia atacaram o jogo pela violência gráfica, já que na época isso não era nada comum. Em resposta a isso, o governo dos Estados Unidos começou a discutir a necessidade de criar um sistema de classificação de conteúdo para os jogos. Com isso, o primeiro Mortal Kombat foi um dos principais motivos que levou a criação do famoso sEntertainment Software Rating Board (ESRB) em 1994. Ironicamente, a polêmica fez o jogo se tornar ainda mais popular, atraindo jogadores curiosos para ver por si mesmos o quão violento o jogo realmente era.

  1. Scorpion e Sub-Zero: dois personagens em um só

Mortal Kombat

Scorpion e Sub-Zero acabaram se tornando dois dos personagens mais icônicos da franquia, quase como “garotos propaganda” da série. Hoje em dia já temos histórias e tramas envolvendo a rivalidade única entre eles, com um enredo bem elaborado, mas no primeiro jogo eles eram apenas o mesmo personagem usando roupas de cores diferentes.

Isso porque tanto Sub-Zero quanto Scorpion foram criados com o mesmo ator, o mesmo figurino, apenas mudando a cor da roupa na edição final. Enquanto Sub-Zero usava uma roupa azul, Scorpion ficou com a roupa amarela. O mesmo ator, Daniel Pesina, também fez o Johnny Cage, porém nesses casos ele precisou usar roupas diferentes e fazer movimentos diferentes dos de Sub-Zero e Scorpion. No jogo também tinha um personagem escondido, o Reptile, que não era jogável mas era um adversário, e nesse caso ele também entrou no bolo, sendo o mesmo personagem e com os mesmos movimentos da dupla, só que com roupa verde.

A criação da dupla de personagens surgiu de uma solução criativa do estúdio para economizar tempo e recurso durante o desenvolvimento do jogo e ainda adicionar mais um personagem jogável no elenco. Isso porque na época a equipe não tinha tanto orçamento para contratar mais atores e mais tipos de trajes. E acabou funcionando muito bem.

  1. Liu Kang era a figura do herói principal

Mortal Kombat

A franquia Mortal Kombat hoje em dia não conta com um personagem principal e sim com um elenco de várias figuras conhecidas e populares, já que o próprio jogo seguiu nessa linha de vários personagens jogáveis. Porém, no primeiro jogo, Liu Kang surgiu como o herói principal da franquia.

Quando toda a ideia do jogo ser focado em Van Damme não deu certo, eles acabaram trazendo o protagonismo para o novo personagem, dessa vez inspirado em Bruce Lee tanto na aparência quanto no estilo de luta. No enredo original do jogo, Liu Kang é um monge shaolin que entra no torneio de Mortal Kombat para defender a Terra do mal.

Embora o torneio contasse com outros personagens, todos eles tinham passados mais sombrios e até mesmo mais complexos, o que fez com que Liu Kang se tornasse aquela figura de herói tradicional, com a missão de derrotar o mal e proteger o reino. Na época ele acabou se tornando o personagem preferido de muitos jogadores por causa disso, trazendo um ponto de moralidade na história diante de tanta violência.

  1. A origem do famoso grito do Raiden

Durante o Mortal Kombat, quando os personagens iam soltar seus golpes, eles geralmente falavam alguma coisa, e nada fazia sentido. Esse era o propósito, uma ideia para deixar tudo mais real, ao invés de simplesmente falar o nome do golpe. Só que um desses gritos se tornou icônico no jogo.

Raiden, o Deus do Trovão, ainda é hoje em dia um dos personagens mais emblemáticos da franquia, geralmente trazendo aquela ideia de líder ou mentor, principalmente pela aparência imponente quanto por ser um personagem poderoso com seus ataques de eletricidade. Porém no primeiro jogo ele se tornou bastante conhecido pelo seu grito icônico em um desses movimento.

Naquela época as vozes dos personagens não eram feitas por dubladores profissionais, e no caso do Raiden foi feita pelo próprio técnico de som, Jon Hey. Durante uma entrevista para a revista GamePro em 1994, John Tobias, co-criador do jogo, confirmou que ele não está falando nada. Eles queriam que o John Hey gritasse algo em japonês, mas não ficou legal, então pediram pra ele gritar qualquer coisa sem sentido e pronto.

Outra curiosidade interessante é que um dos gritos do Raiden vem do próprio ator Carlos Pesina, que fez os movimentos do personagem, quando acabou prendendo as partes íntimas em uma escada durante a preparação para um movimento e gritou de dor. Isso se tornou uma piada entre eles e usaram o grito do rapaz para o personagem.

  1. O segredo de Reptile

Reptile é um personagem já conhecido da franquia, mas antes dele se tornar jogável nas outras versões do jogo, ele era apenas um personagem secreto no primeiro jogo da série. Para liberar o Reptile, os jogadores precisavam atender a uma série de condições específicas durante uma luta na fase do Pit, que é aquela arena em uma ponte com vários espinhos na parte de baixo.

Entre as condições estava conseguir uma vitória Flawless, ou seja, sem ser atingido nenhuma vez (ou “perfect” como era conhecida aqui no Brasil por causa de jogos anteriores), e também fazer um Fatality no final da luta. Esse foi o primeiro segredo de “caça ao chefe secreto” na franquia e acabou aumentando ainda mais a popularidade do jogo na época já que muitos jogadores ficavam procurando mais mistérios escondidos nele.

Aos poucos essa tradição de descobrir personagens secretos nos jogos da franquia se tornou quase que uma assinatura de Mortal Kombat.

  1. O torneio de Mortal Kombat foi inspirado em filmes de artes marciais

Mortal Kombat

Bruce Lee teve mais uma pequena pitada de inspiração para o primeiro jogo da série, e não apenas em relação ao personagem Liu Kang. Acontece que a ideia da trama de Mortal Kombat ser um torneio de luta místico que acontece em um lugar remoto foi inspirada justamente em filmes de artes marciais da época. Em especial o filme Operação Dragão, lançado em 1973, estrelado por Bruce Lee.

No filme também tinha essa trama de um torneio de artes marciais, que acontecia em uma ilha. Dessa forma, o jogo pegou emprestado esse conceito e criou o Mortal Kombat. A ideia de mestres lutadores de diversas origens e estilos de luta que se encontram em uma competição deu certo, e o enredo trouxe uma história onde guerreiros da Terra enfrentam lutadores do Reino Externo para determinar o destino dos seus mundos.

Esse enredo mais bem estruturado e digno de um roteiro de filme também foi um dos pontos fortes do jogo e um dos motivos que fizeram com que ele se destacasse em relação aos outros jogos do estilo na época.

  1. O código “Kano transforma”

Mortal Kombat foi um jogo cercado por diversos mistérios e lendas urbanas, e isso aconteceu desde o primeiro título da franquia. Uma das primeiras lendas urbanas associadas a ele foi do código “Kano transforma”. De acordo com o boato, era possível transformar o personagem Kano em qualquer outro lutador através de um código secreto.

Tudo não passou realmente de uma lenda urbana, que não era verdadeira já que não existia tal código. Mas ela se tornou tão popular que mostrou o quanto os jogadores ficaram fascinados com essas “trapaças” e códigos secretos, algo que era bem comum na época. Isso acabou ajudando a aumentar toda aquela aura de mistério em torno do jogo, e até mesmo trouxe ideias para os desenvolvedores.

Inclusive o Animality, uma forma diferente de Fatality que envolvia a transformação do personagem em um animal, foi inserido na franquia no Mortal Kombat 3 justamente por causa de boatos de que ele existia. Os desenvolvedores ouviram os boatos, gostaram da ideia e adicionaram.

  1. Ed Boon e John Tobias: a dupla por trás do sucesso

Ed Boon e John Tobias

A criação de Mortal Kombat aconteceu graças à dupla Ed Boon e John Tobias, dois nomes que acabaram se tornando muito conhecidos na indústria dos jogos. Boon era o programador-chefe, responsável por grande parte da mecânica de combate e do desenvolvimento técnico, enquanto Tobias era o designer de personagens e criador da rica mitologia que circunda o universo de Mortal Kombat.

Juntos, eles acabaram formando uma parceria criativa que acabou gerando um jogo revolucionário na época. Eles ainda continuaram trabalhando juntos durante vários títulos da série e foram responsáveis por transformar o Mortal Kombat em uma franquia multimilionária.

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