9 curiosidades sobre Mortal Kombat

9 curiosidades sobre Mortal Kombat

Mortal Kombat é uma franquia icônica que se iniciou nos videogames e ganhou diversas outras mídias devido ao seu sucesso, inclusive filmes. Ficou conhecida como uma das franquias mais violentas do universo dos jogos e está perto de completar 30 anos de existência.

Ela contou com uma diversidade de jogos que são lançados até hoje, onde a qualidade gráfica e de movimentos foi melhorando com o tempo e, por isso, já faz parte da cultura pop e da história do entretenimento.

Leia também:

6 filmes baseados em jogos que foram um sucesso
6 jogos com trilhas sonoras inesquecíveis

9 curiosidades sobre Mortal Kombat

Para saber um pouco mais sobre Mortal Kombat, reunimos algumas curiosidades interessantes a respeito do jogo e da sua criação.

1. Mortal Kombat seria um jogo sobre Jean Claude Van Damme

Mortal Kombat

Um aspecto curioso dos primórdios do jogo é que, inicialmente, ele seria um jogo licenciado com o nome do ator e lutador belga Jean Claude Van Damme, de acordo com o criador da franquia, Ed Boon. Inclusive o corpo do ator e também seus movimentos de lutas foram usados como base para personagens inicialmente.

Porém não deu muito certo. Segundo ele, o ator Jean Claude Van Damme não curtiu muito a ideia a longo prazo, porém ainda assim eles o usaram como modelo utilizando sua participação no filme O Grande Dragão Branco. Apesar dele não ter participado das filmagens, o personagem Johnny Cage (iniciais JC em homenagem), foi totalmente inspirado nele também.

Com o passar do tempo o jogo mudou sua proposta inicial e, com isso, passou a ter inspirações em outras obras e pessoas, como é o caso de Aventureiros no Bairro Proibido. O jogo inspirou-se no personagem Thunder do filme para dar vida a Raiden, o deus do trovão. Já o vilão Lo Pan serviu como referência para a criação do vilão de Mortal Kombat, Shang Tsung.

2. Toasty! é homenagem a designer de áudio do jogo

toasty

Se você já jogou Mortal Kombat clássico com certeza lembra do Toasty. É uma imagem de um homem que aparece no canto da tela junto com a expressão e que por muito tempo foi um alvo de curiosidades dos jogadores. Quem é aquele sujeito?

O mistério foi revelado e Toasty é nada mais nada menos do que Dan Forden, o designer-chefe de áudio da franquia. Essa foi um dos grandes easter eggs do game na época e surgiu depois de uma brincadeira de um dos criadores da franquia, Ed Boon.

Ambos tinham o costume de jogar alguns jogos de futebol americano em fliperama juntos e um dia Dan Forden quis dizer “Predict Toast!” (algo como “prevejo que você vai perder) e acabou falando “Predict Toasty!”. A forma como ele falou a palavra acabou se tornando uma piada que, posteriormente, surgiu no Mortal Kombat II.

3. O jogo foi o motivo da criação de classificação indicativa nos Estados Unidos

Hoje em dia é comum que jogos contem com uma classificação indicativa a depender do conteúdo, principalmente em relação a violência e nudez. Porém não foi sempre assim, e, nos Estados Unidos, foi a chegada do Mortal Kombat que levantou essa questão.

Um dos grandes trunfos em relação aos seus rivais da categoria (como Street Fighter, por exemplo), é que Mortal Kombat chegou como um jogo que mostra violência gráfica e também o uso de sangue. Inclusive inicialmente por causa das políticas da empresa, no SNES não tinha sangue (ou ele era verde), e para o Mega Drive era preciso liberar através do código ABACABB.

Mas toda essa polêmica acabou fazendo com que a indústria iniciasse um sistema de classificação de conteúdos para jogos de videogames. Porém um dos grandes objetivos com isso foi, de fato, proteger a própria indústria, que agora poderia ter uma autorregulação voluntária. Isso acabou evitando que políticos pudessem trazer formas mais ativas para restringir conteúdos.

Foi assim que nasceu a Entertainment Software Rating Board, o ESRB.

4. Existem 2 sub zeros

sub-zero

Muitas pessoas não sabem, porém existem 2 personagens que tiveram a alcunha de Sub-Zero no jogo e ambos foram adversários de Scorpion. O primeiro deles foi Bi Han, que foi o primeiro Sub-Zero.

Scorpion foi levado a acreditar que Sub-Zero tinha sido o responsável pela dizimação do seu clã e, por isso, decide entrar no torneio de Mortal Kombat. É nesse torneio que ele acaba matando Sub-Zero. Porém Bin Han tinha um irmão mais novo, chamado de Kuai Liang, que com isso decide vestir o manto e assumir essa alcunha. Seu objetivo é vingar a morte do irmão mais velho.

Eles se reencontram no segundo torneio, organizado por Shang Tsung, onde travam uma luta de vida e morte. Porém ela é interrompida por ninjas cibernéticos do clã de Sub-Zero.

5. Primeiro Sub Zero continuou no jogo, mas como outro personagem

Mortal Kombat

Após ser morto por Scorpion, Bi Han, que foi o primeiro Sub-Zero, se tornou um espectro, uma forma demoníaca do que ele era antes. Foi assim que surgiu o Noob Saibot, o ninja obscuro e a encarnação do mal. Ele surgiu primeiro em Mortal Kombat II como personagem secreto e se tornou um personagem jogável em Ultimate Mortal Kombat 3.

Uma curiosidade interessante sobre o personagem é que seu nome é uma homenagem aos criadores do Mortal Kombat. Eles usaram seus sobrenomes escritos ao contrário e dessa forma Noob vem de Boon (Ed Boon) e Saibot vem de Tobias (John Tobias).

6. Movimentos foram criados com pessoas reais

Outro grande trunfo de Mortal Kombat é que o jogo mostrava movimentos bem realistas de lutas e combates. Isso acontecia porque o jogo foi criado a partir de uma técnica de captura de movimentos que, para a época, foi bastante inovadora. Algo nesse sentido tinha sido usado também em Prince of Persia.

Com essa técnica, os personagens não eram desenhados em 2D como acontecia com outros jogos do gêneros, e sim digitalizados a partir de gravações de pessoas reais. Dessa forma, os jogos até o Mortal Kombat 3 e o Ultimate, todos os lutadores foram criados a partir de movimentos feitos por pessoas reais.

Hoje em dia é possível encontrar vídeos na internet que mostram esse trabalho e comparam os movimentos dos atores com os personagens, é bastante interessante.

7. Bruce Lee foi inspiração de personagem e seu filho tinha papel garantido no primeiro filme

Mortal Kombat

Quem acompanhou a carreira de Bruce Lee e já viu seus filmes, facilmente reconhecerá a inspiração no ator para o personagem Liu Kang. Tanto em termos de visual quanto em movimentação e até mesmo os barulhos que fazia durante as lutas.

Porém um fato interessante é que o filho de Bruce Lee também tem uma história ligada ao Mortal Kombat, mesmo que infelizmente seja bem curta. Acontece que quando o primeiro filme baseado no jogo foi produzido, o papel de Johnny Cage estava reservado para Brandon Lee.

Infelizmente, antes que as gravações começassem, Brandon Lee morreu durante as gravações de outro filme, O Corvo, em um caso que se tornou muito conhecido na indústria cinematográfica. Brandon teve um acidente com uma arma que deveria ter balas de festim, porém contava com balas de verdade.

8. Primeiro filme é até hoje uma das adaptações de videogame mais rentáveis

Diferente do mundo dos quadrinhos que conta com adaptações de grande sucesso nas telonas hoje em dia, filmes com adaptações de videogames não são exatamente grandes sucessos em sua maioria. Mortal Kombat de 1995 foi um dos primeiros do gênero e marcou época pelo seu sucesso que dura até hoje.

O longa teve um orçamento de cerca de 18 milhões de dólares e conseguiu arrecadar 70 milhões de dólares só nos Estados Unidos. No total de bilheteria, ele arrecadou mais de 122 milhões de dólares, tornando-o um grande sucesso. Hoje em dia ele está entre os filmes adaptações de videogame mais rentáveis já feitos.

9. O Animality surgiu de boatos

Animality

Uma das formas mais interessantes de se matar um oponente e que surgiu com a chegada do Mortal Kombat 3 foi o Animality. Os fãs do jogo começaram a espalhar que tinha um fatality especial super secreto e que era tão secreto e difícil de ser executado que poucas pessoas conseguiam ter acesso a ele. Segundo os boatos, esse Fatality especial fazia com que o personagem se transformasse em um animal e finalizasse o oponente.

Esse boato acabou chegando até os desenvolvedores que adoraram a ideia e realmente acrescentaram esse novo tipo de finalização, batizada como Animality.

E aí, você conhece alguma curiosidade sobre os jogos ou os filmes que poderia ser acrescentada à lista? Qual o seu Mortal Kombat preferido? Comenta aí!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X