Pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram um mod para GTA V que deixa os gráficos do jogo muito mais fotorrealistas. Já existem mods com esse objetivo, mas nada se aproxima do realismo e naturalidade do resultado obtido pelos cientistas.
O mod, chamado de Enhancing Photorrealism Enhancemnt, utiliza inteligência artificial para tornar as cores mais naturais, melhorar os reflexos e dar uma textura mais natural para as rodovias. No vídeo abaixo você pode ver a comparação entre os gráficos originais de GTA V e os gráficos com o mod aplicado.
Leia também
Novo mod para GTA V deixa o gráfico do game hiper-realista
Gráfico do GTA V com o mod NaturalVision Remastered fica lado a lado com o realismo
De início, pode ser que você estranhe, pois o vídeo fica um pouco mais escuro e as cores lavadas. Os gráficos originais possuem cores mais vívidas e saturadas. Porém, depois de alguns segundos você tem a impressão de estar assistindo uma filmagem real e não gráficos modelados em 3D. Dê só uma olhada.
Inteligência artificial e aprendizado de máquina
Incrível, não é mesmo? Para chegar nesse resultado tão realista, os cientistas usaram filmagens de rodovias reais. Daí eles pegaram esses vídeos para “guiar” os algoritmos. Ou seja, usando as técnicas de aprendizado de máquina (machine learning) o algoritmo consegue melhorar aspectos como brilho, texturas e reflexos.
Essa não é uma técnica nova, na verdade. Mas antes a aplicação dela dentro dos jogos gerava uma quantidade muito grande de artefatos, ou seja, polígonos que não fazem parte do cenário e não deveriam estar lá. Além disso, a implementação dessa tecnologia em tempo real era inviável. Com as melhorias feitas pelos cientistas da Universidade Cornell, esses problemas não mais acontecem.
Ainda não está totalmente pronto
Se você já está animado para instalar esse mod, é melhor ir tirando o seu cavalinho da chuva. Esse mod não está disponível para download, pois faz parte de uma pesquisa científica. Além disso, ele não está otimizado para uso real devido a alguns fatores.
O primeiro deles é que essa técnica precisa de uma quantidade muito grande de amostras. Ou seja, é preciso muitas filmagens dos ambientes parecidos com os do jogo para guiar o algoritmo. Portanto, no momento, só é possível aplicar o mod em áreas externas. Nos ambientes internos ainda não é possível.
O segundo fator é que esta técnica de otimização requer um alto poder computacional. Mesmo com uma placa de vídeo GeForce RTX 3090, o algoritmo ainda precisa de meio segundo de inferência para aplicar as otimizações. Ao longo do tempo isso gera um delay muito grande no game. Talvez, no futuro, quando o código estiver totalmente otimizado, esse cenário mude e ele possa ser adotado por usuários finais.
Apesar disso, os pesquisadores acreditam que este é o caminho que os jogos irão trilhar em um futuro próximo para conseguir gráficos ainda melhores. No futuro, será possível integrar esses algoritmos diretamente nos motores gráficos para acelerar ainda mais o processo de otimização. Meu Deus, é muito bom viver no futuro!
Fonte: Engadget