Memory card com tela LCD monocromática para entregar uma nova perspectiva ao gameplay, e que também tinha a capacidade de rodar mini-games de forma independente do console principal.
Essa descrição te lembra alguma coisa? É provável que você tenha pensado no VMU (Visual Memory Unit), lançado, em 1998, pela SEGA para o Dreamcast.
No entanto, esse artigo irá relembrar a alternativa da Sony para esse gadget do Dreamcast. Uma espécie de VMU para o PS1. O PocketStation.
O que era o PocketStation?
Lançado no Japão no dia 23 de janeiro de 1999, o PocketStation foi um acessório voltado ao PS1 que era plugado no slot para o memory card e funcionava como um híbrido entre cartão de memória e PDA. A Sony categorizava o PocketStation como um assistente digital pessoal em miniatura.
Sua função primária era o armazenamento de dados – tal qual um memory card tradicional. No entanto, assim como o VMU da Sega – que chegou ao mercado 6 meses antes – o acessório tinha algumas funções extras.
Como fica claro pela imagem abaixo, o PocketStation tinha uma tela LCD e 5 botões. O usuário poderia transferir certos dados para o gadget para desfrutar de alguns minigames diretamente por ele. Uma jogabilidade independente do PlayStation One.
A Sony apostava em alguns diferenciais em relação ao VMU. Uma CPU mais potente, comunicação por infravermelho com outro PocketStation, e a possibilidade de armazenar múltiplos jogos e apps diretamente no memory card com tela.
Jogos compatíveis com o PocketStation
A biblioteca de títulos compatíveis com o PocketStation também superou o que a SEGA tinha com VMU. Nesse link é possível consultar a lista completa de jogos com integração ao PocketStation. Mais de 200 games foram compatíveis com o periférico.
Entre eles, temos os seguintes títulos:
- Final Fantasy VIII
- Crash Bandicoot 3
- Street Figther Zero 3
- R4: Ridger Racer Type 4
- Dance Dance Revolution
- Legend of Mana
- SaGa Frontier 2
Com o PocketStation você tinha uma extensão da sua jogabilidade. Sem as amarras do console principal. Por exemplo, em Street Fighter Zero 3 você podia utilizar o PocketStation para jogar minigames que funcionavam como um treinamento para o personagem, resultando em um ganho de XP. À medida que as suas capacidades melhoravam, os personagens podiam ser carregados para serem utilizados no modo World Tour do jogo principal.
O jogo mais popular do PocketStation foi Dokodemo Issho, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias no Japão e é o primeiro jogo a estrelar o mascote da Sony, Toro. Abaixo a imagem da caixa do PocketStation com o Toro em destaque.
Sucesso imediato na terra do Tamagotchi
O PocketStation foi um sucesso estrondoso na terra natal da Sony, o Japão. Inicialmente, foram colocadas à venda 60.000 unidades do gadget, que se esgotaram rapidamente. Ao longo dos seus 3 anos de mercado, a Sony produziu mais de 5 milhões de unidades do PocketStation.
Claramente, tanto o VMU quanto o PocketStation, surfaram numa maré favorável de meados dos anos 90 chamada Tamagotchi. O dispositivo lançado pela Bandai em 1996 não foi somente um sucesso estrondoso de vendas, foi um verdadeiro ícone cult, assim como o Walkman na década de 80.
Uma enxurrada de “pets virtuais” vieram com o boom do Tamagotchi, inclusive o Pocket Pikachu da Nintendo.
O acessório da SEGA e da Sony capturaram a essência do Tamagotchi e integraram com seus produtos principais. Uma jogada e tanto.
Além da tradicional cor branca e cinza, o PocketStation também foi vendido em outras opções. Carcaça na cor preta, translúcida, e até mesmo uma edição especial para a promoção de Tokimeki Memorial 2, lançado no mesmo ano do PocketStation, na cor vermelha.
Fim da linha
Na edição de julho de 1999 da revista americana PlayStation Magazine, um porta-voz da Sony comentou que o dispositivo não chegaria naquele ano nos EUA pelas dificuldades em atender a demanda do mercado japonês. A Sony até tinha planos de lançar o PocketStation no mercado norte-americano e europeu, mas nunca rolou.
Quando o PlayStation 2 foi lançado, a Sony anunciou que iria renovar o PocketStation. A nova versão acrescentaria memória e também melhoraria a autonomia da bateria. Mas não aconteceu. A Sony abandonou o PocketStation e se concentrou no PlayStation 2, console que virou um marco e vendas e causou enorme impacto com suas publicidades pertubadoras.
Alguns anos depois, a Sony retomou sua atenção a uma jogabilidade portátil, com o PlayStation Portable, o PSP, lançado em dezembro de 2004. Mas isso é papo para outro artigo.
O PocketStation sobrevive na mente dos colecionadores e também dos aficionados por retrogaming.
A própria Sony relembrou o gadget em 2013, com um app gratuito para o PS Vita, possibilitando curtir os minigames de Crash Bandicoot 3, Mega Man, Ape Escape, entre outros.
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